A (TRANS)FORM(AÇÃO) LITERÁRIA DE PROFESSORAS E OS (DES)ENCONTROS DA PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.79250Palavras-chave:
Educação infantil, Extensão, Formação literária de professoras, processo colaborativoResumo
Este artigo traz um recorte de uma pesquisa maior de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Évora, Portugal, com bolsa de financiamento pela CAPES/ PDSE (2024–2025). O texto apresenta discussões sobre a (trans)form(ação) artístico-literária de professoras atuantes na pré-escola da rede pública municipal de uma cidade no interior de Mato Grosso, após formação com a arte literária promovida pela pesquisa, por meio de um curso de extensão. As reflexões enveredam pelos caminhos dos processos relacionais entre pesquisadora, professoras colaboradoras da pesquisa, e a arte literária e os encontros que se estabelecem no processo de uma pesquisa-formação em caráter colaborativo. Apresenta resultados da revisão sistemática da literatura, trazendo como foco principal as lacunas ainda existentes na formação de professoras para ações literárias e anuncia uma proposta formativa por meio de Ateliês (Trans)formativos Artístico-Literários. A partir de questionários, inicial e final, o texto reflete as diferentes alteridades que compõem o processo de produção de saberes e os resultados potencializados pelo curso de extensão ofertado. Os apontamentos são sustentados pela perspectiva bakhtiniana de pesquisa em ciências humanas, linguagem e compreendem a literatura infantil, enquanto processo humanizador.
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- 23-09-2025 (2)
- 27-08-2025 (1)
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