ACERVO RESGATE DO PROJETO ECIRS:
FESTAS POPULARES NA DOCUMENTAÇÃO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.77817Palavras-chave:
Arquivos históricos. Festas populares. Patrimônio Cultural Imaterial. Projeto Ecirs.Resumo
Na história da preservação do patrimônio cultural no Brasil, o estado assumiu um papel preponderante, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Não obstante, iniciativas também ocorreram em outros âmbitos, como é o caso da experiência de registro do patrimônio a partir de uma instituição privada de ensino superior no Sul do Brasil. Neste texto, expõe-se o trabalho e o acervo constituído pelo projeto Ecirs, vinculado ao Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Este projeto, com origem na década de 1970, produziu extensa documentação alusiva à cultura de imigração italiana no estado do Rio Grande do Sul, e atuou em atividades de salvamento e preservação do patrimônio cultural de áreas atingidas pela construção de reservatórios (barragens) de usinas hidrelétricas, nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Na década de 1990, o projeto alcançou reconhecimento nacional, sendo condecorado pelo Iphan com o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A fim de apresentar o acervo constituído, contextualiza-se a sua origem, os mecanismos e as lógicas de sua produção, e oferece-se um recorte relacionado ao tema “festas populares”, a partir da documentação oriunda dos projetos das barragens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista UFG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.