Fórum Ser Professor!

um espaço de formação continuada de professores no ICB/UFG

Autores

  • Lorena Alves Moraes Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, lorena.alvesmoraes@gmail.com
  • Rones de Deus Paranhos Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, paranhos.rones@gmail.com
  • Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, addadani@gmail.com
  • Simone Sendin Moreira Guimaraes Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, sisendin@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i22.51694

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência de um projeto de extensão realizado no e por professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG) denominado “Fórum Ser Professor! Reflexões sobre o processo formativo na licenciatura em Ciências Biológicas” e objetiva expor as motivações, a organização das atividades, o processo de divulgação e uma síntese/avaliação das atividades desenvolvidas em 2017, tendo ainda no horizonte, a discussão sobre a formação de professores no atual cenário político brasileiro. Em 2017 foram realizadas quatro atividades de extensão que envolveram 10 pessoas na organização, seis palestrantes e 85 participantes internos e externos à UFG. Os temas escolhidos para as palestras foram um ponto forte do evento, assim como, a participação dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, responsáveis por quase 65% dos presentes nos quatro dias de atividades. Porém, ainda foi pequena a participação externa, em especial de professores da educação básica. Assim, para a continuidade do projeto, que se pretende anual, os investimentos em divulgação externa, em especial nas escolas, devem ser ampliados.

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Biografia do Autor

Lorena Alves Moraes, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, lorena.alvesmoraes@gmail.com

Licencianda em Ciências Biológicas do ICB/UFG, voluntária de extensão PROEC e bolsista PIBID-Biologia.

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, paranhos.rones@gmail.com

Doutor em Educação, mestre em Educação em Ciências e Matemática e licenciado em Ciências Biológicas. Professor Adjunto I do ICB /UFG.

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, addadani@gmail.com

Doutora em Educação, mestre em Biologia e licenciada em Ciências Biológicas. Professora Adjunto II do ICB /UFG. Professora do programa da Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - UFG.

Simone Sendin Moreira Guimaraes, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, sisendin@gmail.com

Doutora em Educação Escolar, mestre em Educação e licenciada em Ciências Biológicas. Professora Adjunto IV do ICB /UFG. Professora do programa da Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - UFG.

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Publicado

13-08-2018

Como Citar

MORAES, L. A.; PARANHOS, R. de D.; ECHALAR, A. D. L. F.; GUIMARAES, S. S. M. Fórum Ser Professor! um espaço de formação continuada de professores no ICB/UFG. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 22, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i22.51694. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/51694. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos