EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA E NO XINGU

Narrativas do território

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80336

Mots-clés :

Educação do campo, pesquisa narrativa, Transamazônica, Xingu

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar o estado da arte da educação do campo no Brasil, a partir da pesquisa em Dissertações e Teses desenvolvidas no período de 2017 a 2021. O levantamento foi realizado em plataformas Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foi verificado que na distribuição de Dissertações e Teses relacionadas à Educação do Campo no Brasil, nos cinco anos pesquisados, 461 são Dissertações e 178 são Teses, de um total de 639 trabalhos acadêmicos levantados. Com isto, as Teses representam 28% do total e as Dissertações 72%, de cada 100 Pós-Graduados em Educação do Campo nos anos de 2017 a 2021, 28 são doutoras e doutores e 72 são mestras e mestres. Conclui-se que a produção levantada no referido período, contribui para situar o conhecimento na educação do campo e, as narrativas, por sua vez, potencializa o conhecimento do lócus da pesquisa.

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Biographie de l'auteur-e

Fabíola Aparecida Ferreira Damacena, Universidade Federal do Pará (UFPA), Altamira, Pará, Brasil, fabiferreira@ufpa.br

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia/UFPA (2010); Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia/UFPA (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2023). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada GEPEC, da Faculdade de Educação da UNICAMP e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia - GEPERUAZ/ICED/UFPA. Participa do Fórum Paraense de Educação do Campo. Professora adjunta da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará - Campus de Altamira, região da Transamazônica e Xingu. Atua nas seguintes áreas: educação; educação do campo; Educação popular; estágio supervisionado; memória; narrativas; linguagens e saberes culturais de povos e comunidades tradicionais na Amazônia.

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Publié-e

2025-01-13 — Mis(e) à jour 2025-03-24

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DAMACENA, Fabíola Aparecida Ferreira. EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA E NO XINGU: Narrativas do território. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.80336. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80336. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas