Ceci est une version obsolète publiée le 2024-12-18. Consulter la version la plus récente.

PRÁXIS EDUCATIVA EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA

Estudo de caso da Escola Araçatiba, Viana - ES

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80333

Mots-clés :

Comunidade quilombola. Educação étnico-racial. Práticas educativas. Projeto Político Pedagógico.

Résumé

O artigo analisa a relação dialógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Araçatiba com a comunidade quilombola de Viana-ES, considerando os marcos regulatórios da educação étnico-racial. Utilizando a abordagem teórica dos estudos decoloniais e os pressupostos filosóficos da formação humana em diálogo com a educação para as relações étnico-raciais, a pesquisa qualitativa emprega estudo de caso, análise documental (legislações, projeto político-pedagógico e práticas docentes), técnicas de observação participante e questionários junto aos profissionais da escola. Os resultados indicaram uma efetiva integração da unidade escolar com a comunidade, valorizando o patrimônio histórico-cultural e destacando a importância de práticas pedagógicas que reforcem a identidade e o pertencimento. Este estudo contribui para a implementação eficaz de abordagens educativas que promovem uma educação antirracista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-18

Versions

Comment citer

REZENDE, Aldo; FERREIRA, Maria José de Resende; RODRIGUES, Sidney; SATHLER, Maicon Lemos. PRÁXIS EDUCATIVA EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA: Estudo de caso da Escola Araçatiba, Viana - ES. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2024. DOI: 10.5216/revufg.v24.80333. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80333. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas