EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS DA COMUNIDADE PITAGUARY
Desafios à prática docente
DOI :
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80182Mots-clés :
Comunidade Pitaguary, deficiência, educação inclusiva, prática docenteRésumé
O objetivo do trabalho é analisar as práticas inclusivas e os desafios docentes no processo de inclusão de estudantes com deficiência nas escolas Pitaguary, no Ceará. A base teórica procede de Mazzota (2011), Aranha (2004), Barreto (2024), Tardif (2002), normativas e documentos que dão sentido às reflexões e aos desafios cotidianos da escola. A metodologia é do tipo observação-participante com traço etnográfico, in loco, em duas escolas indígenas da comunidade Pitaguary, com entrevistas semiestruturadas na forma de conversas gravadas com professores do ensino fundamental e médio das escolas dos dois municípios – Pacatuba e Maracanaú, no ano de 2023. A análise interpretativa contou com a transcrição dos relatos, seleção de categorias para análise do conteúdo, as quais respondam aos desafios deste estudo. Dos achados, evidenciam-se pontos comuns desafiadores e destaques positivos de práticas anônimas e acolhedoras dos professores que adaptam suas ações didáticas em prol da inclusão nas salas de aula.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Versions
- 2025-03-24 (3)
- 2025-03-10 (2)
- 2025-01-31 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista UFG 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.


