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EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS DA COMUNIDADE PITAGUARY

Desafios à prática docente

Autores

  • Luís Carlos Ferreira Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades (POSIH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), São Francisco do Conde, Bahia, Brasil, luisferreira@unilab.edu.br https://orcid.org/0000-0003-2695-6206
  • Antonia Rosemeire Guedes da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), São Francisco do Conde, Bahia, Brasil,profrosemeireguedes@gmail.com https://orcid.org/0009-0000-7644-9291

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80182

Palavras-chave:

Comunidade Pitaguary, deficiência, educação inclusiva, prática docente

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar as práticas inclusivas e os desafios docentes no processo de inclusão de estudantes com deficiência nas escolas Pitaguary, no Ceará. A base teórica procede de Mazzota (2011), Aranha (2004), Barreto (2024), Tardif (2002), normativas e documentos que dão sentido às reflexões e aos desafios cotidianos da escola. A metodologia é do tipo observação-participante com traço etnográfico, in loco, em duas escolas indígenas da comunidade Pitaguary, com entrevistas semiestruturadas na forma de conversas gravadas com professores do ensino fundamental e médio das escolas dos dois municípios – Pacatuba e Maracanaú, no ano de 2023. A análise interpretativa contou com a transcrição dos relatos, seleção de categorias para análise do conteúdo, as quais respondam aos desafios deste estudo. Dos achados, evidenciam-se pontos comuns desafiadores e destaques positivos de práticas anônimas e acolhedoras dos professores que adaptam suas ações didáticas em prol da inclusão nas salas de aula.

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Biografia do Autor

Luís Carlos Ferreira, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades (POSIH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), São Francisco do Conde, Bahia, Brasil, luisferreira@unilab.edu.br

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ/PPFH), com estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (UFRJ) e estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFC). Mestre em Educação (UERJ/PROPED) e Graduado em Pedagogia (UERJ/FEBF). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Professor no Curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), onde também é docente Permanente no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH). É coordenador de Projetos e Acompanhamento Curricular da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad-UNILAB). Coordenador do Grupo de Pesquisa "Observatório Vozes da EJA BrasilÁfrica, reunindo Brasil e os países que integram a CPLP, especialmente, Moçambique, GuinéBissau e Angola

Antonia Rosemeire Guedes da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), São Francisco do Conde, Bahia, Brasil,profrosemeireguedes@gmail.com

Mestre Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB). Especialização em Atendimento Escolar Especializado e Inclusão (INTERVALE), Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica (INTERVALE), Psicopedagogia com ênfase em Diagnóstico Psicopedagógico (FAEX). Graduação em Pedagogia (FMB). Atua na Educação Indígena e Educação Inclusiva na rede estadual de ensino, SEDUC Ceará.

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Publicado

31-01-2025

Versões

Como Citar

FERREIRA, L. C.; SILVA, A. R. G. da. EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS DA COMUNIDADE PITAGUARY: Desafios à prática docente. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.80182. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80182. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas