Ceci est une version obsolète publiée le 2024-02-21. Consulter la version la plus récente.

PATRIMÔNIO IMATERIAL NO ESTADO DE GOIÁS

Uma reflexão sobre as políticas p´´úblicas para as festividades da cultura popular

Auteurs-es

  • Luciana Coelho Barbosa Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, Goiânia, Brasil, luciana.coelho@goias.gov.br https://orcid.org/0009-0004-0652-9359
  • Solange Maria de Santana e Silva Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, Goiânia, Brasil, solange.santana@goias.gov.br
  • Bruna Santana Arruda Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, Goiânia, Brasil, bruna.arruda@goias.gov.br

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.77952

Mots-clés :

Patrimonio Inmaterial, Cultura Popular, Estado de Goiás, Políticas públicas

Résumé

A regulamentação do patrimônio imaterial percorreu um longo caminho para a definição de instrumentos normativos que implementassem políticas públicas de reconhecimento, valorização e proteção de bens dessa categoria. O histórico da legislação atual no Estado de Goiás é recente e remete ao Decreto 8.408/2015 e à Instrução Normativa 003/2022. Trata-se de uma pesquisa preliminar desenvolvida no âmbito da Secretaria de Estado da Cultura pelo Núcleo de Preservação do Patrimônio Material e Imaterial. Buscando atender ao objetivo proposto, optamos pela pesquisa bibliográfica, legislação estadual e federal referente ao patrimônio cultural e documentos institucionais. Partindo das relações entre legislação, patrimônio cultural e identidades sociais, pretende-se apresentar um panorama das políticas públicas no Estado relacionadas às festividades da cultura popular.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Luciana Coelho Barbosa, Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, Goiânia, Brasil, luciana.coelho@goias.gov.br

Historiadora – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico. Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Cotutela com a Universidad de la República - Uruguai (2018).

Solange Maria de Santana e Silva, Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, Goiânia, Brasil, solange.santana@goias.gov.br

Arquiteta e Urbanista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás Possui especialização em Gestão do Patrimônio Cultural- UFPE/CECI/Cátedra UNESCO (2010) e especialização em Gestão de Obras de Restauração-CECI (2011).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0023160270231571

Bruna Santana Arruda, Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, Goiânia, Brasil, bruna.arruda@goias.gov.br

Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Centro Universitário Luterano de Manaus. Superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico Secult/Goiás.

Publié-e

2024-02-21

Versions

Comment citer

BARBOSA, Luciana Coelho; SILVA, Solange Maria de Santana e; ARRUDA, Bruna Santana. PATRIMÔNIO IMATERIAL NO ESTADO DE GOIÁS: Uma reflexão sobre as políticas p´´úblicas para as festividades da cultura popular . Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2024. DOI: 10.5216/revufg.v24.77952. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/77952. Acesso em: 20 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Patrimônio Cultural Imaterial - Festividades da Cultura Popular