Cultura, memória e identidade:
o documentário como “documento de memória”
DOI :
https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76352Résumé
O presente artigo expõe uma análise comparativa de dois documentários de curta-metragem que versam sobre uma manifestação cultural denominada “caretagem” pertencente ao distrito de Santo Antônio – BA. O trabalho investiga como os conceitos de memória e identidade podem ser observados nos filmes ao considerar o documentário como um “Documento de Memória” a partir do registro audiovisual dos sujeitos que compõem a manifestação. Por fim, observa-se a partir das análises que o documentário serve como instrumento capaz de acessar tempos narrativos distintos sobre determinado fenômeno, uma vez que abarca aquilo que é narrado pelos personagens, como também aquilo que é registrado pela câmera no momento da tomada. Para fundamentar a discussão, buscou-se suporte em autores como Morettin (2003), Halbwachs (1990) e Pollak (1992).
Palavras-chave: Cultura. Documentário. Extensão. Identidade. Memória.
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