O programa de educação tutorial na formação acadêmica

percepção dos seus egressos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v21.70037

Résumé

O Programa de Educação Tutorial (PET) objetiva ampliar a formação do graduando nele inserido por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Objetivo: analisar as contribuições do programa na formação acadêmica e profissional, na percepção dos egressos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com 23 egressos dos grupos PET de uma Universidade do Centro Oeste Brasileiro, oriundos de diferentes cursos de graduação da instituição.  Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e processados pela análise de conteúdo. Resultados: As habilidades de comunicação, liderança, trabalho em equipe, criatividade foram elementos incorporados na formação na percepção do egresso, auxiliando no ingresso na pós-graduação e no mercado de trabalho. Conclusão: O programa é reconhecido pelos egressos como uma importante ferramenta que por meio da pesquisa e da extensão contribui para a formação acadêmica e profissional, e no desenvolvimento de habilidades interpessoais e sociais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2021-11-22

Comment citer

GALDINO-JÚNIOR, Hélio; ALMEIDA, Bruna Cristina Barbosa de; SOUSA, Bruna Mendes de; MEDEIROS, Marcelo. O programa de educação tutorial na formação acadêmica: percepção dos seus egressos. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.70037. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/70037. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos