Entre fáusticos e prometeicos

a busca de uma terceira via para a utilização das tecnologias na educação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69966

Résumé

Resumo

O presente artigo propõe reflexões sobre as tecnologias na educação, questionando sua utilização como fáusticas, em cuja perspectiva nada será resolvido e prometeicas, que considera que as demandas educacionais terão êxito com o uso de tecnologias. Para empreender tais reflexões, autores como Philippe Breton, Andrew Feenberg, Hermínio Martins, Francisco Rüdiger, Neil Selwyn, entre outros, têm centralidade no debate. O texto discute as posições extremadas, as tecnofóbicas e as tecnofílicas, e sugere uma terceira via pela qual se possa equacionar as possibilidades, bem como os limites dos usos das tecnologias na educação de forma ampla e contextualizada, ou seja, ponderada, com base no pensamento crítico no que se refere à inserção das tecnologias no processo educacional, sempre buscando a inclusão digital como ideal ao alcance de todos.

 

Palavras-chave: Tecnologias e Educação. Cultura Digital. Cibercultura. Inclusão Digital.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2021-10-27

Comment citer

PEDROSA, Stella Maria Peixoto de Azevedo; COSTA, Ana Valéria de Figueiredo da; MAMEDE-NEVES, Maria Apparecida Campos. Entre fáusticos e prometeicos: a busca de uma terceira via para a utilização das tecnologias na educação. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.69966. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/69966. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Cibereducação: Fundamentos, Interfaces e Pedagogias Emergentes