A netnografia como pesquisa cibercultural na escola e em suas comunidades online

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69960

Résumé

Este texto traz reflexões sobre a netnografia para a investigação de ambientes escolares e suas comunidades online, problematizando-se a popularização de artefatos tecnológicos e das conexões móveis no contexto da cibercultura. Objetiva-se discutir a netnografia apontando seus possíveis usos investigativos em processos ciberculturais na educação escolar. Como resultado, reflete-se sobre a utilização de uma metodologia capaz de dar diretrizes, formas de coletas de dados, procedimentos éticos, além de apoiar as análises dos dados coletados, empregando-se ferramentas online. Aponta-se algumas aplicações da netnografia em investigações no ambiente escolar, discutindo-se quatro ferramentas para a coleta e análise de dados para serem empregadas em investigações em contextos de comunidades online. Concluindo o texto, elabora-se algumas ponderações sobre a cibercultura, as comunidades escolares online e o emprego da metodologia aqui discutida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2021-11-08

Comment citer

MENDES, Cláudio Lúcio; FREITAS, Michelle Ramos de; SILVA, Rafael. A netnografia como pesquisa cibercultural na escola e em suas comunidades online. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.69960. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/69960. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Cibereducação: Fundamentos, Interfaces e Pedagogias Emergentes