Sensibilidade em “Bernardo”, de Manoel de Barros

experiência de compor o amanhecer

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v21.67554

Résumé

Este artigo visa explanar o trabalho realizado pelo Projeto de Extensão “Literatura em cena: arte-educação no espaço escolar” em 2019 e seu impacto na comunidade em que está alocado. Objetiva-se apresentar uma análise do poema “Bernardo”, de Manoel de Barros, a partir do aporte teórico da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), fazendo um relato de sua recepção na Mostra Cultural organizada pelos alunos de graduação e pós-graduação da UNESP que atuam no projeto. Naquela oportunidade, os visitantes do evento entraram em uma sala ambientada, cujo tema foi o poema “Bernardo”, com o objetivo de sensibilizar seus visitantes, fazê-los se sentir como se estivessem na atmosfera do poema e testemunhas das ações de Bernardo compondo o amanhecer. A sala possuía luz ambiente, recursos audiovisuais e uma versão musicada do poema. As impressões colhidas com a experiência extrapolaram as expectativas, mostrando o quanto a fruição da arte pode sensibilizar diferentes pessoas.

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Publié-e

2021-04-15

Comment citer

SANTOS, Tatiane Rodrigues Lopes dos; ZIBORDI, Maíra Isabel; FERREIRA , Eliane Aparecida Galvão Ribeiro; VALENTE, Thiago Alves; SAADA, Samyra Suelen Leme. Sensibilidade em “Bernardo”, de Manoel de Barros: experiência de compor o amanhecer. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.67554. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/67554. Acesso em: 5 déc. 2025.

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Artigos