Capacitações em urgência e emergência em escola municipal de Cajazeiras por grupos de primeira resposta

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v19i0.58609

Résumé

Entende-se por primeiros socorros os cuidados iniciais prestados as vítimas de acidente ou mal súbito, estes permitem uma estabilização clínica da vitima, impedindo o agravamento de lesões e minimizando o surgimento de sequelas. O presente trabalho teve por objetivo promover capacitações frente às situações de urgência/emergência em escolas por grupo de primeira resposta. A extensão foi realizada em três escolas públicas na cidade de Cajazeiras-PB, no período de setembro a dezembro de 2018, com ações voltadas para discentes e docentes das referidas instituições. As ações se deram por meio de apresentações dialogadas, palestras e aulas práticas que contemplaram assuntos como: engasgos, parada cardíaca, afogamento, desmaio, choque elétrico e hemorragias. O estudo viabilizou a transformação social e a produção de conhecimentos, possibilitando que todos os envolvidos exercitassem sua cidadania mediante a promoção de uma reflexão crítica acerca de questões relevantes para nossa sociedade.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2018-12-28

Comment citer

CARTAXO, Laurita da Silva; ABREU, Marleny Andrade; NASCIMENTO, Joseph Gabriel Cardoso do; BRAGA, Thárcio Houston Oliveira; BARBOSA NETO, Antônio de Freitas. Capacitações em urgência e emergência em escola municipal de Cajazeiras por grupos de primeira resposta. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 24, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v19i0.58609. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58609. Acesso em: 7 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos