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FORMACIÓN DOCENTE PARA LA LICENCIATURA EN EDUCACIÓN DE CAMPO DE LA UFT DESDE LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN MUSICAL ESPECIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80360

Palabras clave:

Educación especial, Educación musical, Educación rural, Formación docente, Proyecto Pedagógico Curricular

Resumen

Nuestra investigación está dedicada a comprender cómo se produce la formación inicial de los futuros docentes en la Licenciatura em Educação do Campo con calificación en Artes y Música de la Universidad Federal de Tocantins – UFT, desde la perspectiva de la Educación Musical Especial. Tal estudio es necesario, ya que existe escasez de trabajos académico-científicos sobre el tema y se entiende que existe una brecha entre estas modalidades de enseñanza. Por lo tanto, pretendemos comprender en qué medida la propuesta formativa del IES dialoga con la realidad actual que se encuentra en las aulas de la Educación Básica brasileña. Asumimos el análisis documental como una posible metodología para comprender el concepto de formación establecido por la institución. Por ello, y por tratarse de un documento oficial, nos centramos en el Proyecto Pedagógico Curricular vigente disponible en el sitio oficial de la UFT para su curso de la Licenciatura em Educação do Campo. A partir de las prerrogativas legislativas educativas del país, a todo ciudadano se le garantiza: acceso, calidad, equidad y accesibilidad durante toda su vida. Sin embargo, se desprende del análisis que existen vacíos importantes en el proceso de formación que dialoga con la Educación Musical Especial durante el curso, por lo que la práctica musical del futuro docente puede verse debilitada. 

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Biografía del autor/a

Ana Carolina dos Santos Martins, Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira" (FAMES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, acarolsm@outlook.com

Flautista e fagotista com experiência em diferentes formações musicais. Por formação é Licenciada em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES, Bacharel Comunicação Social pelas Faculdades Integradas de São Pedro - FAESA e Pós - graduada (Lato Sensu) em Arte na Educação: Dança, Música e Teatro pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI, em Educação Especial e Libras pelo Centro de Estudos Avançados - CESAP. Tem experiência em práticas de ensino acessível (Libras) e com adaptações de metodológicas na Educação Especial e para crianças e adolescentes que vivem em risco e vulnerabilidade sociais. Atualmente é Mestra em Música pela Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ, Professora Assistente da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” -Fames e Presidente do Núcleo de Acessibilidade e Permanência – NAEP – da instituição.

Ana Roseli Paes dos Santos , Universidade Federal do Tocantins

Pesquisadora Produtividade do CNPq. Bacharel em Música pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas,1996), mestre em Educação na área de formação de professores de música pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas, 2008) e doutora em Estudos da Criança na Especialidade da Educação Musical pela Universidade do Minho/Portugal (2014). Atualmente faz parte do corpo docente efetivo da Universidade Federal do Tocantins, como professora Adjunta e coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Música. Colaboradora na Pós-graduação em Música da Universidade Federal de São João del-Rei. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Instrumentos Musicais da Universidade Federal da Bahia/UFBA e do Instituto de Etnomusicologia/INET-md da Universidade de Aveiro/Portugal. Coordenadora e líder do Gabinete de Investigação em Educação Musical (Grupo CNPq) vinculado a Universidade Federal do Tocantins, onde orienta e desenvolve pesquisas sobre processos de ensino de música para as escolas públicas regulares, subsídios pedagógicos para a formação de educadores musicais e práticas nativas de ensino e de aprendizagem instrumental. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Educação Musical e Ensino Instrumental em Grupo, atua na docência e na pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino em grupo, educação musical, ensino/aprendizagem de instrumento de cordas, formação de professores de música, música popular e tradicional. Foi bolsista da Pró-Reitoria de Pesquisa/UNICAMP, do CNPq e da Capes Exterior/BEX.

Publicado

2024-12-09 — Actualizado el 2025-03-11

Versiones

Cómo citar

MARTINS, Ana Carolina dos Santos; SANTOS , Ana Roseli Paes dos. FORMACIÓN DOCENTE PARA LA LICENCIATURA EN EDUCACIÓN DE CAMPO DE LA UFT DESDE LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN MUSICAL ESPECIAL. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.80360. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80360. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

Dossier: Educación del Campo, Educación Indígena y Educación Quilombola: caminos de resistencia y (des)encuentros con nuevas y otras narrativas