Representações de professores sobre seus alunos: análise a partir da inclusão e reconhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73999

Resumen

Este artigo expõe as representações sociais (RS) que os professores compartilham sobre os alunos, elegendo como objetivo analisar as qualidades ou particularidades que são atribuídas aos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma perspectiva qualitativa, foram entrevistados 15 professores do distrito de Pucón-Chile e os dados foram analisados ​​por meio da Grounded Theory e seus correspondentes níveis de codificação. Os dados indicam que a caracterização do corpo discente está ligada à experiência de aprendizagem a partir do desempenho acadêmico e da visão sociocultural que os licenciandos possuem. Do trabalho, dentre outros, conclui-se que é preciso dar espaço ao reconhecimento social e cultural, e que se desenvolvam processos de contextualização, situação que se observa ser possível por meio de uma Formação Inicial de Professores (IDF) que trabalhe a partir e com a diversidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luis Henríquez-Alvear, Universidad de la Frontera (UFRO), Temuco, Araucanía, Chile, luis.henriquez.a@ufrontera.cl

Magíster en Educación Física por la Universidad de La Frontera, Magíster en Rendimiento Deportivo, Tecnificación y Alto Nivel por la Universidad de Barcelona, España; Profesor de Educación Física por la Universidad de La Frontera, Chile. Académico Departamento Educación Física, Universidad de La Frontera, Chile

Publicado

2022-11-24

Cómo citar

RIVERA-GUTIÉRREZ, C.; LUIS HENRÍQUEZ-ALVEAR; XIMENA GUTIÉRREZ-SALDIVIA. Representações de professores sobre seus alunos: análise a partir da inclusão e reconhecimento. Revista UFG, Goiânia, v. 22, n. 28, 2022. DOI: 10.5216/revufg.v22.73999. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/73999. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê A inclusão na educação superior: o olhar a partir de Brasil, Moçambique e outros países