Miedo, infodemia y desinformación

la línea de tiempo de los discursos sobre el coronavirus en las redes sociales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66593

Resumen

Este artículo mapea y analiza las primeras narrativas sobre la aparición del nuevo coronavirus elaboradas en portugués e inglés en Twitter. Para ello, recolectamos a través de big data, los mensajes que contienen la palabra coronavirus, en tres fechas: 14, 21 y 28 de enero de 2020. Mediante minería de datos, procesamos 122.026 publicaciones en portugués y 934.095 en inglés. Observa-mos que, ya en el inicio de la pandemia, predomina un vocabulario epidemiológico que expresa sentimientos de alerta, preocupación e ira por los contagios que se inician en Wuhan, China, e incluso en enero, se extiende por Asia, Europa y Estados Unidos. A partir de esta metodología que mapea las narrativas en la cronología de las redes (que se denominan timeline discursiva), concluimos que vivir el miedo a lo desconocido es la base emocional común que guía el comportamiento de quienes acuden a las redes sociales en busca de (des) información y conversación en las redes sobre las características e impactos de la pandemia.

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Biografía del autor/a

Fabio Malini, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, fabiomalini@gmail.com

Atualmente é professor Associado III no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o LABIC (Laboratório de Pesquisa sobre Imagem e Cibercultura). Atua na pesquisa aplicada no campo da ciência de dados, discursos políticos e análises de redes sociais. É professor do quadro permanente do Programa em Pós-Graduação em Linguística (Mestrado e Doutorado). É autor, em parceria com Henrique Antoun, do livro "A Internet e a Rua (2013). Publica artigos e análises de conjuntura continuamente no site do Labic: http://labic.net

Camilla Reisler Cavalcanti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, camillitz@hotmail.com

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (bolsa CAPES). Mestre em Estudos Linguísticos com foco em Análise Crítica do Discurso e Multimodalidade pela Universidade Federal do Espírito Santo, 2016. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), Letras - Portuguêse/Espanhol pela Cruzeiro do Sul (2020), especialização em Linguística e Ensino de Línguas e em Educação Especial e Inclusiva. Professora de Inglês de ESP (English for Specific Purposes). Trabalhou como professora de Inglês no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) de 2017 a 2018. Estudou na Escola Maria Imaculada (Chapel School), São Paulo se formando com National Honors Society e completando o Baccalaureat em Francês. Morou em Munique(Alemanha) de 1991 a 1997 atuando como instrutora de Fitness É professora de Inglês desde 1997. Morou em Estocolmo (Suécia) de julho de 2016 a janeiro de 2017 atuando como professora de Inglês.

Ana Paula Miranda Costa Bergami, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, anapaulamirandacosta@hotmail.com

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestra em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Pesquisadora no Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Ufes. Graduanda em Letras Português na Ufes. Especialização concluída em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio de Sá. Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Ufes. Estágio de docência realizado no departamento de Línguas e Letras da Ufes, na disciplina Introdução à Linguística (2020/1 e 2020/2). Professora voluntária do departamento de Comunicação Social da Ufes, com as disciplinas optativas Jornalismo de Moda (2016/2), Comunicação e Moda (2017/2), Sociedade em Rede e Ativismos Digitais (2018/2) e Black Mirror: Comunicação, Informação e Sociedade (2019/2). Experiência de mais de 12 anos em jornalismo impresso, nas redações dos jornais A Tribuna, A Gazeta e Notícia Agora (sediados em Vitória, ES). Primeira colocada no Prêmio Capixaba de Jornalismo (Jornalismo Impresso, 2008). Primeira colocada no Prêmio de Jornalismo Cooperativista (Jornalismo Impresso, 2007).

Ligia Iunes Venturott, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, ligia.venturott@gmail.com

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil (2018).

Marcela Tessarolo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, marcela.tessarolo@gmail.com

Doutoranda em Comunicação Social (UFMG), na linha de pesquisa Textualidades Midiáticas, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (Nuccon). Jornalista e mestre em Comunicação e Territorialidades (UFES), que desde 2015 desenvolve pesquisas sobre sociabilidades, estratégias e táticas em ambientes digitais. Professora na Universidade Vila Velha (UVV) e pesquisadora, com vasta atuação no mercado em jornalismo impresso, Comunicação Organizacional e Responsabilidade Social Empresarial, em companhias como Chocolates Garoto e Rede Gazeta (ES). Possui pós-graduação em Gabinetes de Comunicación en Empresas e Instituciones, na Universidade Complutense de Madrid; e em Comunicação, Tecnologia e Gestão da Informação, pela Faculdade Cândido Mendes de Vitória.

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

MALINI, F.; CAVALCANTI, C. R. .; BERGAMI, A. P. M. C. .; VENTUROTT, L. I. .; TESSAROLO, M. Miedo, infodemia y desinformación: la línea de tiempo de los discursos sobre el coronavirus en las redes sociales. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.66593. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66593. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: o discurso anti-ciência nas redes sociais na internet