Fear, infodemic and desinformation

the discursive timeline about coronavirus on social networks

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66593

Abstract

This article maps and analyzes the first narratives about the emergence of the new coronavirus elaborated in Portuguese and English on Twitter. For this, we collected through big data, the messages containing the word coronavirus, on three dates: Janu-ary 14, 21 and 28, 2020. Using data mining, we processed 122,026 posts in Portuguese and 934,095 in English. We observed that alre-ady at the beginning of the pandemic, there is a predominance of an epidemiological vocabulary that expresses feelings of alertness, concern and anger about the contagions that started in Wuhan, China. Still in January, these spread across Asia, Europe and the United States. From this methodology that maps the narratives in the chronology of the networks (which we name discursive timeli-ne), we conclude that living the fear of the unknown is the shared emotional basis that guides the behavior of those who turn to so-cial networks in search of (dis)information and conversation about the pandemic.

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Author Biographies

Fabio Malini, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, fabiomalini@gmail.com

Atualmente é professor Associado III no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o LABIC (Laboratório de Pesquisa sobre Imagem e Cibercultura). Atua na pesquisa aplicada no campo da ciência de dados, discursos políticos e análises de redes sociais. É professor do quadro permanente do Programa em Pós-Graduação em Linguística (Mestrado e Doutorado). É autor, em parceria com Henrique Antoun, do livro "A Internet e a Rua (2013). Publica artigos e análises de conjuntura continuamente no site do Labic: http://labic.net

Camilla Reisler Cavalcanti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, camillitz@hotmail.com

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (bolsa CAPES). Mestre em Estudos Linguísticos com foco em Análise Crítica do Discurso e Multimodalidade pela Universidade Federal do Espírito Santo, 2016. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), Letras - Portuguêse/Espanhol pela Cruzeiro do Sul (2020), especialização em Linguística e Ensino de Línguas e em Educação Especial e Inclusiva. Professora de Inglês de ESP (English for Specific Purposes). Trabalhou como professora de Inglês no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) de 2017 a 2018. Estudou na Escola Maria Imaculada (Chapel School), São Paulo se formando com National Honors Society e completando o Baccalaureat em Francês. Morou em Munique(Alemanha) de 1991 a 1997 atuando como instrutora de Fitness É professora de Inglês desde 1997. Morou em Estocolmo (Suécia) de julho de 2016 a janeiro de 2017 atuando como professora de Inglês.

Ana Paula Miranda Costa Bergami, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, anapaulamirandacosta@hotmail.com

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestra em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Pesquisadora no Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Ufes. Graduanda em Letras Português na Ufes. Especialização concluída em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio de Sá. Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Ufes. Estágio de docência realizado no departamento de Línguas e Letras da Ufes, na disciplina Introdução à Linguística (2020/1 e 2020/2). Professora voluntária do departamento de Comunicação Social da Ufes, com as disciplinas optativas Jornalismo de Moda (2016/2), Comunicação e Moda (2017/2), Sociedade em Rede e Ativismos Digitais (2018/2) e Black Mirror: Comunicação, Informação e Sociedade (2019/2). Experiência de mais de 12 anos em jornalismo impresso, nas redações dos jornais A Tribuna, A Gazeta e Notícia Agora (sediados em Vitória, ES). Primeira colocada no Prêmio Capixaba de Jornalismo (Jornalismo Impresso, 2008). Primeira colocada no Prêmio de Jornalismo Cooperativista (Jornalismo Impresso, 2007).

Ligia Iunes Venturott, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, ligia.venturott@gmail.com

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil (2018).

Marcela Tessarolo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, marcela.tessarolo@gmail.com

Doutoranda em Comunicação Social (UFMG), na linha de pesquisa Textualidades Midiáticas, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (Nuccon). Jornalista e mestre em Comunicação e Territorialidades (UFES), que desde 2015 desenvolve pesquisas sobre sociabilidades, estratégias e táticas em ambientes digitais. Professora na Universidade Vila Velha (UVV) e pesquisadora, com vasta atuação no mercado em jornalismo impresso, Comunicação Organizacional e Responsabilidade Social Empresarial, em companhias como Chocolates Garoto e Rede Gazeta (ES). Possui pós-graduação em Gabinetes de Comunicación en Empresas e Instituciones, na Universidade Complutense de Madrid; e em Comunicação, Tecnologia e Gestão da Informação, pela Faculdade Cândido Mendes de Vitória.

Published

2020-12-31

How to Cite

MALINI, F.; CAVALCANTI, C. R. .; BERGAMI, A. P. M. C. .; VENTUROTT, L. I. .; TESSAROLO, M. Fear, infodemic and desinformation: the discursive timeline about coronavirus on social networks. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.66593. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66593. Acesso em: 27 sep. 2024.

Issue

Section

Dossiê: o discurso anti-ciência nas redes sociais na internet