El Proyecto de Extensión Unati-Assis en Perspectiva

Trayectoria, Desarrollo y Acciones

Autores/as

  • Kátia Rodrigues Mello Miranda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil, katia.mello@unesp.br https://orcid.org/0000-0002-2041-9795
  • Laura Pagnan Condini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil, laurapcondini@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-2510-954X
  • Joyce Máximo de Almeida Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil, jmaximoalmeida96@gmail.comUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil, jmaximoalmeida96@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-5823-7452

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64638

Resumen

Este artículo se propone presentar el proyecto de ex-tensión “Universidad Abierta a la Tercera Edad – UNATI”, de la Fa-cultad de Ciencias y Letras de Assis – UNESP. Para tanto, se deline-an datos de la trayectoria de la UNATI en la unidad, se presenta un panorama de su funcionamiento actual y se realizan reflexiones sobre la importancia de un trabajo como este, tanto para la co-munidad interna de la universidad como para los ancianos de la comunidad externa que participan de las actividades ofrecidas. El proyecto cuenta con una gran variedad de talleres, que se enmar-can en ámbitos didácticos, artístico-culturales y en el área de la sa-lud, que se imparten semanalmente y se destinan al desarrollo de diferentes aspectos de los participantes. Se demuestra, además, cómo la UNATI viene suscitando diversos despliegues, como inves-tigaciones en las carreras de grado y posgrado, así como sus re-sultados, consolidados en vivencias que transforman actividades académicas en experiencias afectuosas y fructíferas para todos los participantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kátia Rodrigues Mello Miranda, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil, katia.mello@unesp.br

Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Assis. Mestre e Doutora em Letras pela mesma instituição. Integra os Grupos de Pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas, Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos e Tradução, Léxico e Interculturalidade. É docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação PROFLETRAS. Atua como consultora e supervisora da área de língua espanhola nos projetos de extensão Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) e Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), ambos da UNESP-Assis. Suas pesquisas concentram-se principalmente nas áreas de narrativa de autoria feminina, narrativa de extração histórica, literatura hispano-americana e latino-americana, literatura e ensino de língua, ensino e aprendizagem de língua estrangeira (espanhol). 

Laura Pagnan Condini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil, laurapcondini@gmail.com

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Câmpus de Assis. Realiza estágios nas áreas de clínica psicanalítica, envelhecimento, luto e intergeracionalidade. Desenvolve atividades junto à ação de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) desde 2018, sendo bolsista pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEX) em 2020. Atualmente realiza Iniciação Científica com bolsa CNPq sobre relações étnico-raciais na educação infantil.

Joyce Máximo de Almeida, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil, jmaximoalmeida96@gmail.comUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil, jmaximoalmeida96@gmail.com

Em formação para Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Assis. Atua como estagiária nas áreas da Psicologia Clínica, com ênfase nos estudos de D. Winnicott e da Psicologia Escolar na Abordagem Histórico-Cultural. Desenvolve, durante a graduação, atividades junto à ação de extensão UNATI - Universidade aberta à Terceira Idade, desde 2018 e atualmente, é bolsista pelo projeto. 

Publicado

2020-12-16

Cómo citar

MIRANDA, K. R. M.; CONDINI, L. P.; ALMEIDA, J. M. de. El Proyecto de Extensión Unati-Assis en Perspectiva: Trayectoria, Desarrollo y Acciones. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.64638. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/64638. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos