Aprendendo Biologia na UNESP

Estudiantes de escuela básica ir a la Universidad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63105

Resumen

Este artículo describe las actividades desarrolladas en el Proyecto de Extensión “Aprendendo Biologia na UNESP”, en el que se realizaron actividades prácticas y experimentos semanal-mente con escuelas primarias y secundarias en Jaboticabal-SP y la región. Estas actividades, relacionadas con temas de biología, se llevaron a cabo con estudiantes de escuelas, de diferentes edades, proporcionando una enseñanza innovadora, permitiendo desper-tar la curiosidad e interés de los estudiantes en el objeto de estu-dio. Las actividades innovadoras y prácticas tienen como objetivo estimular a los estudiantes, dándoles un interés en descubrir y co-nocer más sobre las ciencias, y también ayuda a comprender los conceptos de una manera innovadora (KRASILCHIK, 2004). El ob-jetivo de este trabajo es analizar si estas prácticas contribuyeron a la formación de estos estudiantes y de la estudiante de licencia-tura que condujo las actividades del proyecto. Cualitativamente, se analizaron las respuestas de los participantes del proyecto a un cuestionario sobre las actividades desarrolladas. Según las res-puestas, se observa que esta metodología de enseñanza permite el aprendizaje y la reflexión sobre los fenómenos en un intento de explicarlos, haciendo que el estudiante sea más autónomo en la adquisición de conocimiento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marina Ferreira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil, mah93ferreira@gmail.com

Possui Segundo Grau Completo, formada pela escola "Deodoro de Arruda Campos" - Monte Alto (2010). Cursa o último ano de Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/FCAV, sendo formada em Licenciatura na área pela mesma (2020).Realizou no ano de 2015 uma iniciação científica sem bolsa com apoio da CNPq na área de anatomia animal, em um trabalho com frangos de corte com a patologia do inglúvio penduloso. Atuou como bolsista no projeto de extensão "Aprendendo biologia na Unesp" com ênfase em maneiras práticas e dinâmicas inovadoras no ensino de Ciências e Biologia com escolas da educação básica do município de Jaboticabal - SP e região, no ano de 2016. Bolsista pelo Núcleo de Ensino da PROGRAD UNESP (2016 a 2019) em um projeto de extensão voltado ao ensino da Educação Ambiental em escolas públicas de Jaboticabal e participou do grupo de estudos em Educação Ambiental (GEEA) (2019). Tem experiência na área de anatomia, com enfase em morfologia e anatomia animal e na área da educação, com enfase em técnicas de ensino inovadoras, ensino através de práticas e educação ambiental inclusiva. ORCID https://orcid.org/0000-0002-0253-6373?lang=en

 

Thaís Gimenez da Silva Augusto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil, thaisgime@gmail.com

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (concluída em 2001); Mestrado em Educação para a Ciência, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (concluído em 2004) e Doutorado em Educação pela UNICAMP (concluído em 2010), na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores. É docente da UNESP/ campus de Jaboticabal, desde 2007, onde ministra as disciplinas Didática, História e Filosofia das Ciências Biológicas e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências, Biologia e Temas Integradores, para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. É docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino e Processos Formativos. É membro do grupo de pesquisa FORMAR/Ciências da UNICAMP e do grupo de pesquisa em Epistemologia da Biologia da UNESP/ Bauru. Foi docente junto ao curso de especialização em Gestão Educacional oferecido pela UNICAMP (2005-2006). Trabalhou na rede pública estadual de ensino (SP) e no SESI como professora de Ciências e Biologia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação para Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Formação de Professores e Ensino de História e Filosofia da Ciência. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8660-0709. Email: thais.gimenez@unesp.br 

Publicado

2020-05-20

Cómo citar

FERREIRA, M.; AUGUSTO, T. G. da S. Aprendendo Biologia na UNESP: Estudiantes de escuela básica ir a la Universidad. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63105. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63105. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos