Aprendendo biologia na UNESP

estudantes da escola básica vão à universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63105

Resumo

O presente artigo diz respeito as atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão “Aprendendo Biologia na Unesp”, em que se realizaram semanalmente atividades práticas e experimentais com alunos de escolas de ensino fundamental e médio de Jaboticabal-SP e região. Essas atividades, relacionadas às temáticas de Biologia, foram realizadas com alunos de escolas que atendem a diversas faixas etárias, proporcionando um ensino inovador, permitindo despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pelo objeto de estudo. O objetivo deste trabalho é analisar se estas práticas contribuíram para a formação desses alunos e da licencianda que realizou as atividades do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Ferreira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil, mah93ferreira@gmail.com

Possui Segundo Grau Completo, formada pela escola "Deodoro de Arruda Campos" - Monte Alto (2010). Cursa o último ano de Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/FCAV, sendo formada em Licenciatura na área pela mesma (2020).Realizou no ano de 2015 uma iniciação científica sem bolsa com apoio da CNPq na área de anatomia animal, em um trabalho com frangos de corte com a patologia do inglúvio penduloso. Atuou como bolsista no projeto de extensão "Aprendendo biologia na Unesp" com ênfase em maneiras práticas e dinâmicas inovadoras no ensino de Ciências e Biologia com escolas da educação básica do município de Jaboticabal - SP e região, no ano de 2016. Bolsista pelo Núcleo de Ensino da PROGRAD UNESP (2016 a 2019) em um projeto de extensão voltado ao ensino da Educação Ambiental em escolas públicas de Jaboticabal e participou do grupo de estudos em Educação Ambiental (GEEA) (2019). Tem experiência na área de anatomia, com enfase em morfologia e anatomia animal e na área da educação, com enfase em técnicas de ensino inovadoras, ensino através de práticas e educação ambiental inclusiva. ORCID https://orcid.org/0000-0002-0253-6373?lang=en

 

Thaís Gimenez da Silva Augusto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil, thaisgime@gmail.com

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (concluída em 2001); Mestrado em Educação para a Ciência, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (concluído em 2004) e Doutorado em Educação pela UNICAMP (concluído em 2010), na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores. É docente da UNESP/ campus de Jaboticabal, desde 2007, onde ministra as disciplinas Didática, História e Filosofia das Ciências Biológicas e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências, Biologia e Temas Integradores, para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. É docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino e Processos Formativos. É membro do grupo de pesquisa FORMAR/Ciências da UNICAMP e do grupo de pesquisa em Epistemologia da Biologia da UNESP/ Bauru. Foi docente junto ao curso de especialização em Gestão Educacional oferecido pela UNICAMP (2005-2006). Trabalhou na rede pública estadual de ensino (SP) e no SESI como professora de Ciências e Biologia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação para Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Formação de Professores e Ensino de História e Filosofia da Ciência. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8660-0709. Email: thais.gimenez@unesp.br 

Downloads

Publicado

20-05-2020

Como Citar

FERREIRA, M.; AUGUSTO, T. G. da S. Aprendendo biologia na UNESP: estudantes da escola básica vão à universidade. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63105. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63105. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos