Aprendendo Biologia na UNESP

Basic School students do to University

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63105

Abstract

The presente article is about the activities developed in the extendive projets “Aprendendo Biologia na UNESP”, in wich practical and experimental actives were perfomed weekly with pupils from Jaboticabal and surroundings schools. This activities, relating to Biology thematics were performed in classrooms of di-fferent schools which attend pupils of several ages, given them a novel teaching, permitting to wake in students the curiosity and interest by objects of studing. Innovative and practical activities aim to stimulate students, giving them an interest in discovering and knowing more about the sciences, it also helps in understan-ding concepts in an innovative way (KRASILCHIK, 2004). The objec-tive of this work is to analyse if these practices contributed to the formation of these pupils and the graduating who performed the activites of the project. Qualitatively, the responses of the project participants to a questionnaire on the activities developed were analyzed. According to the responses, it is noted that this teaching methodology enables learning and reflection on the phenomena in an attempt to explain them, making the student a more autono-mous in the acquisition of knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marina Ferreira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil, mah93ferreira@gmail.com

Possui Segundo Grau Completo, formada pela escola "Deodoro de Arruda Campos" - Monte Alto (2010). Cursa o último ano de Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/FCAV, sendo formada em Licenciatura na área pela mesma (2020).Realizou no ano de 2015 uma iniciação científica sem bolsa com apoio da CNPq na área de anatomia animal, em um trabalho com frangos de corte com a patologia do inglúvio penduloso. Atuou como bolsista no projeto de extensão "Aprendendo biologia na Unesp" com ênfase em maneiras práticas e dinâmicas inovadoras no ensino de Ciências e Biologia com escolas da educação básica do município de Jaboticabal - SP e região, no ano de 2016. Bolsista pelo Núcleo de Ensino da PROGRAD UNESP (2016 a 2019) em um projeto de extensão voltado ao ensino da Educação Ambiental em escolas públicas de Jaboticabal e participou do grupo de estudos em Educação Ambiental (GEEA) (2019). Tem experiência na área de anatomia, com enfase em morfologia e anatomia animal e na área da educação, com enfase em técnicas de ensino inovadoras, ensino através de práticas e educação ambiental inclusiva. ORCID https://orcid.org/0000-0002-0253-6373?lang=en

 

Thaís Gimenez da Silva Augusto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jaboticabal, São Paulo, Brasil, thaisgime@gmail.com

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (concluída em 2001); Mestrado em Educação para a Ciência, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (concluído em 2004) e Doutorado em Educação pela UNICAMP (concluído em 2010), na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores. É docente da UNESP/ campus de Jaboticabal, desde 2007, onde ministra as disciplinas Didática, História e Filosofia das Ciências Biológicas e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências, Biologia e Temas Integradores, para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. É docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino e Processos Formativos. É membro do grupo de pesquisa FORMAR/Ciências da UNICAMP e do grupo de pesquisa em Epistemologia da Biologia da UNESP/ Bauru. Foi docente junto ao curso de especialização em Gestão Educacional oferecido pela UNICAMP (2005-2006). Trabalhou na rede pública estadual de ensino (SP) e no SESI como professora de Ciências e Biologia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação para Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Formação de Professores e Ensino de História e Filosofia da Ciência. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8660-0709. Email: thais.gimenez@unesp.br 

Published

2020-05-20

How to Cite

FERREIRA, M.; AUGUSTO, T. G. da S. Aprendendo Biologia na UNESP: Basic School students do to University. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63105. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63105. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos