Escola de games

informe de experiencia de la aplicación de un curso piloto

Autores/as

  • Morgana Schenkel Junqueira Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, msj11_nana@hotmail.com
  • Tamara Cristina Ferreira Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, mhara_cinder@hotmail.com
  • Guilherme Silva Tonon Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, gs.tonon90@hotmail.com
  • Esdras Lins Bispo Junior Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, bispojr@ufg.br
  • Ana Paula Freitas Vilela Boaventura Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, ana_vilela@ufg.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.61035

Resumen

La Escola de Games es un proyecto de extensión vin-culado al curso de Informática de la Universidad Federal de Goiás / Jataí Regional, cuyas actividades se desarrollan desde 2017 en las escuelas de la ciudad de Jataiense. En este contexto, el docu-mento presenta un informe de experiencia de tres estudiantes de pregrado, vinculado al Programa de Becas de Extensión y Cultura en 2017. El informe enfatiza la percepción del desarrollo del Pen-samiento Computacional, aborda aspectos de la preparación de estudiantes universitarios de informática para la práctica de exten-sión e informa las experiencias de los estudiantes universitarios con respecto a la planificación, el desarrollo de actividades, el esta-blecimiento de parámetros y registros de evaluación, que abordan los desafíos, las oportunidades y el aprendizaje adquiridos en el curso inaugural de corta duración del proyecto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Morgana Schenkel Junqueira, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, msj11_nana@hotmail.com

Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Estácio Uniseb (2014). Possui Bacharelado em Administração pela Unopar (2015), Esta Cursando Bacharelado em Ciências da Computação pela UFG - Jataí (2015).Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação.

Tamara Cristina Ferreira, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, mhara_cinder@hotmail.com

Graduanda em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Jataí. Possui pesquisas cientificas voltadas ao Pensamento Computacional, Relações de Gênero na área tecnológica e Jogos Educacionais. Educadora em projeto de extensão com ênfase em Jogos Educacionais para desenvolvimento do Pensamento Computacional. Membro do Grupo Especial de Interesse em Educação de Computação (SIGCSE) da ACM (Association for Computing Machinery).

Guilherme Silva Tonon, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, gs.tonon90@hotmail.com

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Jataí(2019). Atualmente é Analista de Sistemas PL da Serasa Experian. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Esdras Lins Bispo Junior, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, bispojr@ufg.br

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e doutorando no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Mestrado em Representação do Conhecimento pela Universidade de São Paulo (USP). É vice-coordenador interino do Grupo de Interesse em Educação em Computação (GIEC) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É membro do Grupo Especial de Interesse em Educação de Computação (SIGCSE) da ACM (Association for Computing Machinery). É chair do Jataí ACM SIGCSE Chapter. Foi membro do Comitê Gestor da CEIE (Comissão Especial de Informática na Educação) da SBC (2017-2020).

Ana Paula Freitas Vilela Boaventura, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, ana_vilela@ufg.br

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2009) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Atualmente é Professora Adjunto 4 da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento Digital, Redes Neurais, Tecnologia Educacional, Algoritmos e Programação.

Publicado

2020-04-14

Cómo citar

JUNQUEIRA, M. S.; FERREIRA, T. C.; TONON, G. S.; JUNIOR, E. L. B.; BOAVENTURA, A. P. F. V. Escola de games: informe de experiencia de la aplicación de un curso piloto. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.61035. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/61035. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos