Escola de games

experience report of pilot course application

Authors

  • Morgana Schenkel Junqueira Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, msj11_nana@hotmail.com
  • Tamara Cristina Ferreira Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, mhara_cinder@hotmail.com
  • Guilherme Silva Tonon Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, gs.tonon90@hotmail.com
  • Esdras Lins Bispo Junior Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, bispojr@ufg.br
  • Ana Paula Freitas Vilela Boaventura Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, ana_vilela@ufg.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.61035

Abstract

Escola de Games is an extension project linked to Com-puter Science (CS) Department of Federal University of Goiás / Ja-taí Regional, whose activities are been developed since 2017 in Jataí schools. In this context, this work presents a report experience of three undergraduates linked to Programme of Extension and Culture Scholarships in 2017. The report emphasizes the perception of com-putational thinking development through CS undergraduates’ prepa-ring for extension practices and describes the student experiences towards planning, activity development, establishing of assessment parameters and records, colloguing about challenges, opportunities and learning acquired inaugural short course of project.

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Author Biographies

Morgana Schenkel Junqueira, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, msj11_nana@hotmail.com

Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Estácio Uniseb (2014). Possui Bacharelado em Administração pela Unopar (2015), Esta Cursando Bacharelado em Ciências da Computação pela UFG - Jataí (2015).Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação.

Tamara Cristina Ferreira, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, mhara_cinder@hotmail.com

Graduanda em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Jataí. Possui pesquisas cientificas voltadas ao Pensamento Computacional, Relações de Gênero na área tecnológica e Jogos Educacionais. Educadora em projeto de extensão com ênfase em Jogos Educacionais para desenvolvimento do Pensamento Computacional. Membro do Grupo Especial de Interesse em Educação de Computação (SIGCSE) da ACM (Association for Computing Machinery).

Guilherme Silva Tonon, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, gs.tonon90@hotmail.com

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Jataí(2019). Atualmente é Analista de Sistemas PL da Serasa Experian. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Esdras Lins Bispo Junior, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, bispojr@ufg.br

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e doutorando no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Mestrado em Representação do Conhecimento pela Universidade de São Paulo (USP). É vice-coordenador interino do Grupo de Interesse em Educação em Computação (GIEC) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É membro do Grupo Especial de Interesse em Educação de Computação (SIGCSE) da ACM (Association for Computing Machinery). É chair do Jataí ACM SIGCSE Chapter. Foi membro do Comitê Gestor da CEIE (Comissão Especial de Informática na Educação) da SBC (2017-2020).

Ana Paula Freitas Vilela Boaventura, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, ana_vilela@ufg.br

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2009) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Atualmente é Professora Adjunto 4 da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento Digital, Redes Neurais, Tecnologia Educacional, Algoritmos e Programação.

Published

2020-04-14

How to Cite

JUNQUEIRA, M. S.; FERREIRA, T. C.; TONON, G. S.; JUNIOR, E. L. B.; BOAVENTURA, A. P. F. V. Escola de games: experience report of pilot course application. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.61035. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/61035. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos