Entre fáusticos e prometeicos
a busca de uma terceira via para a utilização das tecnologias na educação
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69966Resumo
Resumo
O presente artigo propõe reflexões sobre as tecnologias na educação, questionando sua utilização como fáusticas, em cuja perspectiva nada será resolvido e prometeicas, que considera que as demandas educacionais terão êxito com o uso de tecnologias. Para empreender tais reflexões, autores como Philippe Breton, Andrew Feenberg, Hermínio Martins, Francisco Rüdiger, Neil Selwyn, entre outros, têm centralidade no debate. O texto discute as posições extremadas, as tecnofóbicas e as tecnofílicas, e sugere uma terceira via pela qual se possa equacionar as possibilidades, bem como os limites dos usos das tecnologias na educação de forma ampla e contextualizada, ou seja, ponderada, com base no pensamento crítico no que se refere à inserção das tecnologias no processo educacional, sempre buscando a inclusão digital como ideal ao alcance de todos.
Palavras-chave: Tecnologias e Educação. Cultura Digital. Cibercultura. Inclusão Digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.