OS CONTRATOS DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS E O CRITÉRIO DA SUPORTABILIDADE FINANCEIRA: QUAL GANHO PARA AS POPULAÇÕES MOÇAMBICANAS?
Public-Private Partnership contracts and the criteria of financial supportability: what is the gain for the mozambican populations?
Resumo
O presente estudo, tem como objecto de pesquisa “os contratos de Parcerias Público-privadas, esmiunçando sobre os ganhos para as populações em Moçambique”, mormente, existe no ordenamento jurídico moçambicano, a Lei n.º 15/2011, de 10 de Agosto, regime jurídico das PPP’s. Ademais, um outro instrumento legal específico, que regula sobre as Parcerias Público-privadas é o Decreto n.°16/2012, de 04 de Junho, que aprova o Regulamento da Lei sobre Parcerias Público-privadas, Projectos de Grande Dimensão e Concessões Empresariais. Ademais, decorre do regime jurídico dos contratos das PPP´S, obrigações Contratuais entre as Partes que, não sendo obedecidas, pode dar espaço a modificação ou extinção contratual. Outrossim, a execução de qualquer contrato, há necessidade de averiguar se a implementação destes contratos, possuem viabilidade financeira, a monitoria deste projecto bem como avaliar os riscos atinentes ao projecto de modo a tomar uma medida cautelar em torno da prevenção. Contudo, entendemos que há necessidade de se entender até onde estes projectos beneficiam as populações circunvizinhas durante a sua implementação e se este controlo dos contratos é deveras efectivado tendo em conta a relação entre o público e o privado.
Downloads
Referências
ENJAMIM, Alfredo. Alguns Efeitos Jurídicos Resultantes das Alterações Anormais das Condições Contratuais. O Guardião III, Maputo, 2022.
MARTINS, Maria d´Oliveira. Lições de Finanças Públicas e Direito Financeiro. Reimpressão, 4ª Edição, 2023, Almedina.
MUNGUAMBE, Paulo Marrengane Machatine. Os Contratos de Obras Públicas no Sistema Jurídico Moçambicano Contribuição para a Caracterização da Situação Prevalecente e Perspectivas. Dissertação de mestrado, Lisboa, 1997/98.
NHAMIRE, Borges; MATINE, Jorge. Parcerias Público Privadas um Investimento Necessário, mas Problemático em Moçambique: Caso da Concessão do Porto de Nacala e Linha do Norte. Centro Integridade Pública, Maputo, Dezembro de 2015.
PATRÍCIA, Irene. Direito Administrativo. Revista, atualizada e ampliada, Atlas, 8ª Edição, 2017.
PEQUENINO, Benjamim. O Contrato de Parceria Público Privada em Moçambique. Escolar Editora, Editores e Livreiros, Lda, 2017.
RAIMUNDO, Miguel Assis. A Formação dos Contratos Públicos: Uma Concorrência Ajustada ao Interesse Público. São Paulo, 2008.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Circular n.º 1/GAB/MEF/2023 de Administração e Execução do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para 2023.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Constituição da República de Moçambique, Publicada no BR, 1ª Série-n.º 51, Maputo, 22 de Dezembro de 2004.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Decreto n.º 16/2012, de 04 de Junho, que Aprova o Regulamento da Lei sobre Parcerias Público-Privadas, Projetos de Grande Dimensão e Concessões Empresariais, vigente na República de Moçambique.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Decreto n.º 6/2023 de 10 de Fevereiro, Relativo a Estabelecer Regras de Execução do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) de 2023, aprovado pela Lei n.º 29/2022, de 30 de Dezembro.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Lei n.º 15/2011, de 10 de Agosto, Lei das Parcerias Público-Privadas.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Lei nº 14/2011, de 10 de Agosto que Regula a Formação da Vontade da Administração Pública. Imprensa Nacional. Maputo, 2011.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Relatório sobre a Conta Geral do Estado de 2013.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Relatório sobre a Conta Geral do Estado de 2022.
WRIGHT, Elisson. Alavancar as PPP em Moçambique para Aumentar à Conservação e Promover o Desenvolvimento Económico, July de 2018. Disponível em: http://www.blogs.worldbank.org. Acesso em: 10 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista da Faculdade de Direito da UFG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista da Faculdade de Direito da UFG uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Jurídica Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à RFD UFG todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.