Educação Coral Interativa por meio de Simulações e Visualizações Digitais: Desenvolvendo o Controle da Voz e as Habilidades de Leitura à Primeira Vista
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.83039Palavras-chave:
Creative expression, Digital technologies, Group singing, Motivation, Musical ear, Traditional solfègeResumo
A qualidade do domínio de profissões criativas depende do nível dos mecanismos de ensino utilizados. Este estudo tem como objetivo examinar abordagens inovadoras no ensino de canto coral por meio da integração de tecnologias digitais e métodos tradicionais de ensino. Uma análise comparativa dos métodos de ensino tradicionais e interativos revelou a superioridade destes últimos, particularmente em termos de seu impacto na motivação dos alunos. O processo de ensino incluiu procedimentos de ensaio, estruturas de aquecimento vocal, desenvolvimento do estilo de articulação e habilidades básicas de atuação. O ensino tradicional envolveu acompanhamento complementar de piano, enquanto os métodos interativos empregaram aplicativos como ChoirMob, Sight-Reading e MatchMySound. Constatou-se que os alunos do grupo experimental, que utilizaram tecnologias digitais em sua aprendizagem, demonstraram níveis mais elevados de habilidades vocais e motivação. Em contraste, os alunos do grupo controle, que utilizaram mecanismos tradicionais de ensino, demonstraram menos interesse no treinamento coral, resultando em resultados inferiores. O estudo também avaliou o nível de desempenho coral alcançado por meio da tecnologia digital (composição "Memória") em comparação com os métodos tradicionais ("Primavera, Retorno"). O desempenho coral do grupo experimental foi caracterizado por maior precisão, expressão emocional e qualidade estética geral. A importância prática deste trabalho reside na exploração de mecanismos interativos eficazes para o treinamento de performance coral. Pesquisas futuras devem se concentrar na potencial aplicação desses mecanismos tanto para o ensino remoto quanto presencial.







