E Evaluation of Clarinet Curriculum in Türkiye: Challenges, Perspectives, and Future Directions
Avaliação Do Currículo De Clarinete Na Turquia: Desafios, Perspectivas E Direções Futuras
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.82866Palavras-chave:
educação em clarinete, conservatório., avaliação curricular, instrutor, AlunosResumo
O objetivo deste estudo é avaliar os currículos de graduação em clarinete implementados nos Conservatórios Estatais da Turquia com base nas perspectivas de alunos e professores. O estudo utiliza um delineamento de pesquisa de métodos mistos, integrando abordagens qualitativas e quantitativas. No âmbito desta pesquisa, foram identificados um total de 6 professores que lecionam em programas de graduação em clarinete e 35 alunos de conservatório matriculados nesses programas em toda a Turquia. A amostra compreende toda a população acessível relevante para o estudo, garantindo assim a cobertura populacional total. Os dados foram coletados por meio de pesquisas administradas aos alunos para o aspecto quantitativo e entrevistas semiestruturadas conduzidas com instrutores para o aspecto qualitativo. Os dados quantitativos foram analisados por meio de distribuições de frequência e porcentagem, enquanto os dados qualitativos foram examinados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, embora o currículo seja geralmente eficaz no alcance de seus objetivos, há variações notáveis em sua implementação nos diferentes conservatórios. Além disso, foram identificadas algumas deficiências, principalmente no que se refere ao enriquecimento do conteúdo curricular e à acessibilidade aos materiais didáticos e recursos instrucionais. Concluindo, o estudo enfatiza a necessidade do desenvolvimento de um currículo padronizado para clarinete que possa ser implementado em todos os Conservatórios Estaduais da Turquia. Sugere-se que este programa deve ser amplamente integrado, incorporando e preservando os valores culturais do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-12-02 (2)
- 2025-11-28 (1)







