O Peixe

Tempo, temporalidade e interioridade na constituição de um conteúdo para a música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82694

Palavras-chave:

tempo, interioridade, som, conteúdo

Resumo

A obra eletroacústica Los Peces, do compositor chileno Juan Amenábar (1922-1999), propõe um conjunto de transformações do som do piano que redirecionam nossa atenção tanto para o timbre quanto para a constituição de uma temporalidade do sujeito. Pois um dos aspectos mais relevantes da obra é que os procedimentos que visam a tornar indistinguível o som do piano encontram sua base não apenas na acústica e na eletroacústica, mas também em processos temporais que envolvem tanto o material musical quanto o sujeito que o escuta.  É nesse sentido que a obra deixa claro que é a atividade da interioridade do sujeito que sustenta tanto o som quanto o tempo e que, devido à natureza da própria música, acaba atribuindo um conteúdo à obra. Aqui será dada atenção especial ao papel da técnica, pois é nesse território que são gerados esses processos e as relações que os constituem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carvallo Pinto, Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile, ancarvallo@uc.cl

Antonio Carvallo (Santiago de Chile, 1972) é compositor e professor. Licenciado em Composição Musical pela Universidad de Chile, continuou seus estudos em Música Eletrônica no Conservatório Santa Cecilia, em Roma, e obteve o título de Doutor em Filosofia com menção em Estética e Teoria da Arte. Suas obras têm sido apresentadas em diversos países da América e da Europa, e publicadas em CDs, streaming e artigos especializados. É autor do livro De Intersecciones (2019). Desde 2000 atua como docente, atualmente na Universidad de Chile, na Pontificia Universidad Católica de Chile e na Universidad Mayor. Entre 2015 e 2018 presidiu a Asociación Nacional de Compositores de Chile.

Publicado

2025-09-18

Como Citar

CARVALLO PINTO, Antonio. O Peixe: Tempo, temporalidade e interioridade na constituição de um conteúdo para a música. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82694. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82694. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos