O Peixe
Tempo, temporalidade e interioridade na constituição de um conteúdo para a música
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.82694Palavras-chave:
tempo, interioridade, som, conteúdoResumo
A obra eletroacústica Los Peces, do compositor chileno Juan Amenábar (1922-1999), propõe um conjunto de transformações do som do piano que redirecionam nossa atenção tanto para o timbre quanto para a constituição de uma temporalidade do sujeito. Pois um dos aspectos mais relevantes da obra é que os procedimentos que visam a tornar indistinguível o som do piano encontram sua base não apenas na acústica e na eletroacústica, mas também em processos temporais que envolvem tanto o material musical quanto o sujeito que o escuta. É nesse sentido que a obra deixa claro que é a atividade da interioridade do sujeito que sustenta tanto o som quanto o tempo e que, devido à natureza da própria música, acaba atribuindo um conteúdo à obra. Aqui será dada atenção especial ao papel da técnica, pois é nesse território que são gerados esses processos e as relações que os constituem.







