Sofisticação musical e ansiedade: Um estudo com estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82651

Palavras-chave:

sofisticação musical, ansiedade, estudantes universitários, psicologia musical, Gold-MSI

Resumo

Este estudo investigou a relação entre sofisticação musical e níveis de ansiedade entre estudantes universitários, considerando a prevalência significativa da ansiedade e seus impactos negativos no bem-estar estudantil. Por meio de um delineamento de levantamento, foram coletados dados de 229 estudantes da Universidade Técnica de Yıldız utilizando o Formulário de Informações Pessoais, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e o Índice de Sofisticação Musical de Goldsmiths (Gold-MSI TR). Os resultados revelaram uma prevalência expressiva de sintomas de ansiedade: 19,7% não apresentaram sintomas, 28,4% relataram sintomas leves, 29,7% moderados e 22,3% graves. Os níveis de ansiedade foram significativamente mais elevados entre estudantes do sexo feminino (p < 0,001) e entre estudantes de graduação em comparação com os de pós-graduação (p = 0,018), sem diferenças significativas quanto à idade ou área acadêmica. Quanto à sofisticação musical, os estudantes do sexo masculino apresentaram escores significativamente mais altos nas subescalas de Habilidades Perceptuais e Educação Musical do Gold-MSI TR. De forma relevante, as análises preliminares de correlação indicaram uma relação negativa estatisticamente significativa entre os escores totais do BAI e os escores totais da Sofisticação Musical Geral (GMS), bem como de suas subescalas: Educação Musical, Habilidade de Canto e Habilidades Perceptuais. Esses achados apontam uma alta incidência de ansiedade entre estudantes universitários e evidenciam uma correlação negativa entre os sintomas de ansiedade e a sofisticação musical, especialmente nos domínios da percepção musical, formação e capacidade vocal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Yusuf Dursun, Ministry of National Education, Istanbul, Türkiye yusufdrsn@gmail.com

O Dr. Yusuf DURSUN nasceu em Kdz. Ereğli, em 1989. Formou-se no Departamento de Música da Escola de Belas Artes Anatólica Erdemir em 2007. Concluiu sua graduação em Educação Musical na Universidade Abant İzzet Baysal, o mestrado em Educação Musical na Universidade de Mármara, e, em 2024, o doutorado em Música e Artes Cênicas na Universidade Técnica de Yıldız. Sua dissertação de mestrado, orientada pelo Dr. Özcan Özbek e pela Dra. Ekin Çoraklı Kahraman, teve como título “A relação entre a percepção da competência profissional dos professores de música e sua satisfação com a vida e o trabalho.” A tese de doutorado, sob orientação do Prof. Dr. Turan Sağer, intitula-se “Uma investigação sobre a percepção do talento musical e da sofisticação musical na Turquia.” Seus principais interesses de pesquisa incluem educação musical, sofisticação musical, medo de palco e abordagens interdisciplinares na pedagogia musical. O Dr. Dursun publicou diversos artigos em revistas acadêmicas com revisão por pares, tanto nacionais quanto internacionais.

Dr. Turan Sağer, Alanya University, Antalya, Türkiye turan.sager@alanyauniversity.edu.tr

Prof. Dr. Turan Sağer (n. 1972, Kahramanmaraş, Turquia) é formado em Educação Musical pela Universidade İnönü (1994), com mestrado (1998) e doutorado (2002) pela Universidade Gazi. Iniciou sua carreira acadêmica como assistente de pesquisa na Universidade İnönü, onde se tornou professor titular em 2010. Atuou também na Universidade Gazi, na Universidade Kırıkkale e como professor visitante na Tennessee State University (EUA), com apoio do Conselho de Ensino Superior da Turquia (YÖK). Foi decano da Faculdade de Belas Artes e Design da Universidade İnönü e, posteriormente, da Universidade Técnica Yıldız, onde também exerceu a função de assessor do reitor. Como pesquisador e músico, participou de mais de 20 projetos nacionais e internacionais, publicou diversos livros e artigos científicos e atuou como regente e arranjadorem concertos na Turquia e no exterior. Atualmente é reitor da Universidade de Alanya.

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

DURSUN, Yusuf; SAĞER, Turan. Sofisticação musical e ansiedade: Um estudo com estudantes universitários. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82651. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82651. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos