Sofisticação musical e ansiedade: Um estudo com estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.82651Palavras-chave:
sofisticação musical, ansiedade, estudantes universitários, psicologia musical, Gold-MSIResumo
Este estudo investigou a relação entre sofisticação musical e níveis de ansiedade entre estudantes universitários, considerando a prevalência significativa da ansiedade e seus impactos negativos no bem-estar estudantil. Por meio de um delineamento de levantamento, foram coletados dados de 229 estudantes da Universidade Técnica de Yıldız utilizando o Formulário de Informações Pessoais, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e o Índice de Sofisticação Musical de Goldsmiths (Gold-MSI TR). Os resultados revelaram uma prevalência expressiva de sintomas de ansiedade: 19,7% não apresentaram sintomas, 28,4% relataram sintomas leves, 29,7% moderados e 22,3% graves. Os níveis de ansiedade foram significativamente mais elevados entre estudantes do sexo feminino (p < 0,001) e entre estudantes de graduação em comparação com os de pós-graduação (p = 0,018), sem diferenças significativas quanto à idade ou área acadêmica. Quanto à sofisticação musical, os estudantes do sexo masculino apresentaram escores significativamente mais altos nas subescalas de Habilidades Perceptuais e Educação Musical do Gold-MSI TR. De forma relevante, as análises preliminares de correlação indicaram uma relação negativa estatisticamente significativa entre os escores totais do BAI e os escores totais da Sofisticação Musical Geral (GMS), bem como de suas subescalas: Educação Musical, Habilidade de Canto e Habilidades Perceptuais. Esses achados apontam uma alta incidência de ansiedade entre estudantes universitários e evidenciam uma correlação negativa entre os sintomas de ansiedade e a sofisticação musical, especialmente nos domínios da percepção musical, formação e capacidade vocal.







