Kuturani: a low-cost device to augment acoustic string instruments
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.82559Palavras-chave:
hyperinstrument, augmented instrument, low-cost instrumental augmentation, digital lutherie, DMIResumo
O conceito de hiperinstrumentos surgiu há cerca de quarenta anos com várias abordagens para aumento instrumental, como o Hypercello de Tod Machover (Machover; Chung, 1989) e o piano ressonador magnético de Andrew McPherson (McPherson; Kim, 2010). Esses instrumentos são normalmente projetados por especialistas que utilizam tecnologias avançadas e muitas vezes caras, com designs exclusivos adaptados a cada instrumento. Visando democratizar o campo do design de instrumentos aumentados, desenvolvemos o Kuturani, um sistema de aumento de instrumentos com boa relação custo-benefício. Nosso objetivo é dar suporte a comunidades com recursos limitados, enfatizando o uso de instrumentos musicais produzidos localmente. Nosso conceito é desenvolver um dispositivo que possa ser adaptado para funcionar em qualquer instrumento de cordas e manter seu design aberto a qualquer um que deseje replicá-lo ou modificá-lo. Para atingir esse objetivo, projetamos várias versões do dispositivo, cada uma oferecendo diferentes opções que podem ser adaptadas às necessidades do usuário. No processo de desenvolvimento do Kuturani, enfrentamos vários problemas, como a dificuldade de manter todas as características do nosso design enquanto trabalhamos com diferentes abordagens técnicas e componentes. Neste artigo, relatamos o progresso do nosso projeto e os pontos fortes e fracos de trabalhar com quatro microcontroladores diferentes para produzir nosso dispositivo, bem como nossa abordagem lidando com aquisição de dados, feedback e processamento de sinal, tudo isso enquanto tentamos manter o custo das variações do dispositivo o mais baixo possível.







