O hiper-romantismo em Leo brouwer

características composicionais e narratividade em El decameron negro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v26.81514

Keywords:

Leo Brouwer, Hiper-romantismo, Análise, Narratividade

Abstract

O trabalho propõe abordar a estética hiper-romântica do compositor cubano Leo Brouwer utilizando como exemplo o primeiro movimento da obra El Decameron Negro.  A pesquisa está dividida em duas grandes partes: a primeira discute as características do período denominado hiper-romântico e sua influência extramusical advindas do real maravilhoso literário (FROBENIUS, 1938; CARPENTIER, 2022). Já a segunda parte é organizada em duas subseções em que no início é analisado o movimento inicial da obra supracitada como forma de demonstração das técnicas composicionais hiper-românticas (LENDVAI, 1971, BROUWER, 2004), e em seguida os resultados analíticos são relidos através dos conceitos de topos e narratividade na perspectiva da construção de uma trama sonoro-musical (AGAWU, 2009; GRABÓCZ, 2013).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Felipe Augusto Vieira da Silva, Universidade Estadual do Paraná (FAP), Curitiba, Paraná, Brasil felipe.silva@unespar.edu.br

Doutor em Música-Teoria e Análise Musical pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em música pela Universidade Federal do Paraná (2010), área de concentração: Interpretação Musical e Processos Criativos. Pós-Graduado (especialização) em Análise Musical (2008) e Música de Câmara (2008) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-EMBAP). Bacharel em violão (2006) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR-EMBAP). Iniciou seus estudos no Conservatório de MPB de Curitiba em 1998 (Violão, Guitarra, Harmonia e Improvisação). Participou também de seminários de Educação Musical com professores renomados como Keith Swanwick, Cristina Tourinho, entre outros. Como solista atuou em vários concertos tendo destaque como solista junto a orquestra da TV cultura (SP), conduzida pelo maestro Júlio Medaglia. Entre 2010 e 2012 foi professor de instrumento-violão na UNESPAR-EMBAP para os cursos de graduação em música. Entre 2012 e 2013 foi professor da área de teoria musical (Leitura/Escrita, harmonia, percepção, arranjos) para o curso de licenciatura em música na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Entre 2013 e 2014 foi tutor a distância em Instrumento Musical pela Universidade Aberta do Brasil (UAB-UNB) no curso de licenciatura em música. Em 2014 iniciou seus trabalhos como professor/instrutor de artes/música na Prefeitura de Pinhais, onde coordenou projetos de música nas escolas municipais da cidade. Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual do Paraná - FAP (Campus de Curitiba 2) na área de teoria musical, lecionando disciplinas como: Teoria da Música, Percepção, Análise Musical, Rítmica e Harmonia. Desenvolve projetos de extensão voltados para a difusão da teoria musical para iniciantes. Dentre seus interesses estão: Teoria da Música, Análise Musical, Cognição Musical, Performance, Improvisação e Educação Musical.

Published

2026-02-10

How to Cite

VIEIRA DA SILVA, Felipe Augusto. O hiper-romantismo em Leo brouwer: características composicionais e narratividade em El decameron negro. MÚSICA HODIE, Goiânia, v. 26, 2026. DOI: 10.5216/mh.v26.81514. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/81514. Acesso em: 16 feb. 2026.

Issue

Section

Artigos