Diferenças da escrita idiomática para harpa de pedais em relação àquela para pianoforte na segunda metade do século XVIII e início do XIX, exemplificadas através de obras de Jan Ladislav Dussek

Autores

  • Felipe Faglioni Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v19.50265

Palavras-chave:

Musicologia

Resumo

O presente artigo trata da escrita idiomática para harpa de pedais na segunda metade do século XVIII e início do XIX e de aspectos que a distinguem daquela associada ao pianoforte durante o mesmo período. A fim de exemplificar diferenças existentes na música idiomaticamente bem escrita para os dois instrumentos, enfatizando questões envolvendo as características da harpa, o texto faz uma análise de trechos de composições e transcrições realizadas por Jan Ladislav Dussek (1760-1812), importante compositor e intérprete da época, cujo conhecimento dos citados instrumentos e de suas peculiaridades faz de sua música para harpa de pedais e para pianoforte um importante referencial dentre o assunto proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Faglioni, Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes

Graduado em Música com habilitação em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Unesp, Felipe Faglioni foi por diversos anos regente assistente da orquestra acadêmica dessa universidade. Foi também regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Rio Claro, sua cidade natal. É mestre em Musicologia pela Unesp e doutorando na mesma área junto à Escola de Comunicações e Artes da Usp.

Downloads

Publicado

2019-04-27

Como Citar

FAGLIONI, F. Diferenças da escrita idiomática para harpa de pedais em relação àquela para pianoforte na segunda metade do século XVIII e início do XIX, exemplificadas através de obras de Jan Ladislav Dussek. Música Hodie, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/mh.v19.50265. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/50265. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos