EUNICE KATUNDA E ESTHER SCLIAR NO CONTEXTO DO MODERNISMO MUSICAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v6i2.1579Resumo
O artigo discute o contexto do modernismo musical brasileiro nos anos 1940 a 1950 e sua relação com a atuação de duas musicistas que foram contemporâneas: Eunice Katunda e Esther Scliar. O perfil e a atuação de dois grupos principais, os membros do ‘Grupo Música Viva’ e os nacionalistas, é exposto e discutido a partir dos manifestos do ‘Grupo Música Viva’ e da obra de Mário de Andrade. O contexto é abordado também a partir da ascendência desses dois grupos sobre a atuação de Katunda e Scliar, enfocando o contexto cultural em sua relação com a experiência individual.Palavras-chave: Modernismo musical; Katunda; Scliar.
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Publicado
2007-11-07
Como Citar
CRISTINA CAPPARELLI GERLING, J. C. de H. e. EUNICE KATUNDA E ESTHER SCLIAR NO CONTEXTO DO MODERNISMO MUSICAL BRASILEIRO. Música Hodie, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 61–84, 2007. DOI: 10.5216/mh.v6i2.1579. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/1579. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos