Explorando as tecnologias de arte generativa da IA no treino vocal para aumentar as perceções estéticas e emocionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v26.83504

Palavras-chave:

canto expressivo, melismas musicais, transformação da composição musical, intérpretes virtuais, timbre vocal

Resumo

O objetivo deste artigo está associado à exploração de abordagens para o emprego de tecnologias artísticas de inteligência artificial generativa no treino vocal para melhorar a perceção estética e emocional. Ao longo da investigação foi identificado o potencial de utilização de diversas tecnologias inteligentes para a educação vocal, incluindo o ChatGPT, LANDR, DeepSinger e VOCALOID. Determinou-se que as aplicações VOCALOID (97,3) e DeepSinger (95,0) apresentam vantagens mais significativas no desenvolvimento das competências vocais. Os resultados da investigação revelaram que a aplicação do DeepSinger facilitou a melhoria da expressividade emocional no canto dos entrevistados (atribuído à sua capacidade de processamento de som natural). Além disso, o VOCALOID contribuiu para moldar a estética do canto, permitindo a geração de voz e a comparação de diferentes variações de performance. O estudo identificou ainda desafios associados à utilização de tecnologias de inteligência artificial na educação, incluindo a falta de consultas individualizadas (32%), a interpretação imprecisa de composições musicais (28%), o défice de criatividade no ensino (23%) e a disponibilidade de materiais instrucionais de qualidade moderadamente elevada (17%). A um nível mais elevado, a perceção emocional e estética do canto por parte do público foi alcançada entre os inquiridos que utilizaram a aplicação DeepSinger durante o treino (valor médio: 0,83). Por outro lado, o canto menos expressivo foi observado entre os inquiridos que utilizaram a aplicação ChatGPT (valor médio: 0,5) na sua formação, com foco principalmente no desenvolvimento de competências teóricas, em vez de práticas. A importância prática deste artigo reside no desenvolvimento de competências de canto vocal através da utilização de tecnologias de inteligência artificial, como o ChatGPT, LANDR, DeepSinger e VOCALOID

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beibei Zhang, Harbin Normal University, Harbin, China beibeizhang66@gmx.com

Beibei Zhang is a PhD. Beibei Zhang currently works as a Lecturer at the School of Music, Harbin Normal University, Harbin, Heilongjiang Province, China.  Project: Research on the Aesthetic Value of Chinese and Russian Vocal Music Art in the Heilongjiang Basin (Project No. 1305122281), Provincial Universities Basic Scientific Research Operating Expenses Scientific Research Project, Heilongjiang Provincial Department of Education. Key Project of Art Science Planning Program of Heilongjiang Province “Research on Vocal Works and Teaching Music of Mezzo-Soprano Shi Guangnan” (Project No. 13C025)

Downloads

Publicado

2026-02-09

Como Citar

ZHANG, Beibei. Explorando as tecnologias de arte generativa da IA no treino vocal para aumentar as perceções estéticas e emocionais . Música Hodie, Goiânia, v. 26, 2026. DOI: 10.5216/mh.v26.83504. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/83504. Acesso em: 9 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos