Jangada e Medroso de Amor de Alberto Nepomuceno:

um foco em sentidos e significados sob o ângulo do dialogismo de Mikhail Bakhtin

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v26.83277

Palabras clave:

Alberto Nepomuceno; A Jangada e Medroso de Amor; sentidos e significados; dialogismo; Mikhail Bakhtin.

Resumen

Resumo: Este artigo teve como objetivo examinar a trajetória de vida e as obras Medroso de Amor (1894) e A Jangada (1920) do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno (1864-1920). A análise se fundamentou em elementos da Teoria Enunciativo-Discursiva da Linguagem, de Mikhail Bakhtin (2003), considerando o entrelaçamento de enunciados presentes nessas trajetórias e obras, as intrincadas teias de relações e tempos que incorporaram e, consequentemente, os sentidos e significados que as permeiam. As análises das obras revelaram gêneros do discurso compostos por um compositor imerso nas profundas transformações do cenário brasileiro do final do séc. XIX e início do século XX. Compositor que fez deslizar suas atuações e obras, seus interesses pessoais e institucionais, entre diferentes polos e necessidades, forças e poderes diversos, ideologias republicanas, modernistas e nacionalistas.   Suas obras continuaram sendo recebidas e atualizadas por outros compositores e intérpretes em outros tempos e espaços, evidenciando o dialogismo de Bakhtin, ou seja, o entrelaçamento de novos enunciados e significados. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Magda Miranda Clímaco, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiàs, Brasil, magluiz@hotmail.com

Magda de Miranda Clímaco é Doutora em História Cultural (Universidade de Brasília – UnB) e Mestre em Música (Universidade Federal de Goiás – UFG). Atualmente, exerce as funções de professora, pesquisadora e orientadora de trabalhos nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. Como pesquisadora, integra a Comissão de Pesquisa e a coordenação do Laboratório de Musicologia Braz Wilson Pompeu de Pina Filho, ligados ao Programa de Pós-Graduação em Música da EMAC/UFG, o Grupo de Pesquisa Arte, Educação, Cultura, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, do Centro de Estudos da Sociologia e Estética Musical (CESEM), sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É membro da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS) e atua nas seguintes linhas de pesquisa: música, cultura e sociedade; musicologia histórica; música popular brasileira; musicologia e processos interdisciplinares: novos objetos e abordagens teórico-conceituais. Em sua linha de publicações constam diversos capítulos de livros, artigos em revistas científicas e em anais de congressos. Uma das responsáveis pela criação do Simpósio Internacional de Musicologia, promovido anualmente nas cidades de Pirenópolis e Goiânia pela EMAC/UFG, vem integrando a coordenação geral do evento desde 2011.

Ana Guiomar Rêgo Souza, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiàs, Brasil, anaguiomar@ufg.br

Ana Guiomar Rego Souza: Doutora em História Cultural /UnB. Mestra em Música /UFG. Foi diretora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG (2010 a 2018).  Coordena o Laboratório de Musicologia Braz Wilson Pompeo de Pina Filho (LABMUS EMAC) desde 2013. Preside o Simpósio Internacional de Musicologia desde 2011. Integra como membro externo o Núcleo CARAVELAS da Universidade de Lisboa. É Membro eleita da Diretoria da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS). É autora e organizadora da coleção O grande governador da ilha dos lagartos. Organizou os livros Musicologia e diversidade, Musicologia em interpelações contemporâneas (Editora APRISS) e História das músicas no Brasil: Centro -Oeste (ANPPOM). Publica regularmente em revistas científicas qualificadas e em capítulos de livros.  Atua como pesquisadora com foco nas temáticas Músicas e festas no Brasil e Patrimônio musical e arquivístico do laboratório Braz Wilson Pompeo de Pina Filho (LABMUS EMAC).

 

Publicado

2026-01-19

Cómo citar

CLÍMACO, Magda Miranda; SOUZA, Ana Guiomar Rêgo. Jangada e Medroso de Amor de Alberto Nepomuceno: : um foco em sentidos e significados sob o ângulo do dialogismo de Mikhail Bakhtin. Música Hodie, Goiânia, v. 26, 2026. DOI: 10.5216/mh.v26.83277. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/83277. Acesso em: 20 ene. 2026.

Número

Sección

Artigos