E Evaluation of Clarinet Curriculum in Türkiye: Challenges, Perspectives, and Future Directions

Avaliação Do Currículo De Clarinete Na Turquia: Desafios, Perspectivas E Direções Futuras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82866

Palavras-chave:

educação em clarinete, conservatório., avaliação curricular, instrutor, Alunos

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar os currículos de graduação em clarinete implementados nos Conservatórios Estatais da Turquia com base nas perspectivas de alunos e professores. O estudo utiliza um delineamento de pesquisa de métodos mistos, integrando abordagens qualitativas e quantitativas. No âmbito desta pesquisa, foram identificados um total de 6 professores que lecionam em programas de graduação em clarinete e 35 alunos de conservatório matriculados nesses programas em toda a Turquia. A amostra compreende toda a população acessível relevante para o estudo, garantindo assim a cobertura populacional total. Os dados foram coletados por meio de pesquisas administradas aos alunos para o aspecto quantitativo e entrevistas semiestruturadas conduzidas com instrutores para o aspecto qualitativo. Os dados quantitativos foram analisados ​​por meio de distribuições de frequência e porcentagem, enquanto os dados qualitativos foram examinados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, embora o currículo seja geralmente eficaz no alcance de seus objetivos, há variações notáveis ​​em sua implementação nos diferentes conservatórios. Além disso, foram identificadas algumas deficiências, principalmente no que se refere ao enriquecimento do conteúdo curricular e à acessibilidade aos materiais didáticos e recursos instrucionais. Concluindo, o estudo enfatiza a necessidade do desenvolvimento de um currículo padronizado para clarinete que possa ser implementado em todos os Conservatórios Estaduais da Turquia. Sugere-se que este programa deve ser amplamente integrado, incorporando e preservando os valores culturais do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaya Kiliç, Anadolu University, Eskişehir, Turquia kayakilic@anadolu.edu.tr

O Prof. Dr. Kaya Kılıç iniciou seus estudos de clarinete no Conservatório Estadual da Universidade Anadolu em 1992. Após prosseguir seus estudos nos Estados Unidos e na Alemanha, retornou à Turquia e graduou-se com honras pela Universidade Anadolu. Concluiu seu mestrado e especialização em Artes na Universidade de Belas Artes Mimar Sinan. Como clarinetista principal da Orquestra Sinfônica da Universidade Anadolu, apresentou-se em inúmeros concertos nacionais e internacionais. Fundador e solista do Quinteto de Clarinetes da Anatólia, foi premiado por suas publicações internacionais em 2022 e 2023 e recebeu o título de Professor em 2024.

inci zeynep, Anadolu University, Eskişehir, Turquia incizo@anadolu.edu.tr

A Dra. İnci Zeynep Özonay Böcük graduou-se com honras pelo Departamento de Currículo e Instrução da Faculdade de Educação da Universidade Anadolu em 1999. Concluiu seu mestrado em 2002 e seu doutorado na mesma área em 2014, obtendo o título de Doutora. Iniciou sua carreira acadêmica em 1999 como assistente de pesquisa na Universidade Anadolu, onde atualmente trabalha como Professora Assistente na área de Currículo e Instrução. Sua pesquisa concentra-se principalmente no desenvolvimento e avaliação curricular em áreas como educação musical, turismo, educação ambiental e ensino de línguas. Publicou artigos em periódicos acadêmicos com revisão por pares e contribuiu como autora de capítulos em livros acadêmicos. Orientou duas dissertações de mestrado concluídas e atualmente orienta uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado em andamento.

Aysel Gökçe Eryılmaz, Afyon Kocatepe Universit, Afyonkarahisar, Turquia agokcecaglar@aku.edu.tr

Aysel Gökçe Eryılmaz, nascida em 1991, foi aceita no Departamento de Piano do Conservatório Estadual da Universidade Anadolu em 2002. Ela ganhou o Primeiro Prêmio e o Prêmio Especial tanto na Bolsa Yamaha quanto no Concurso Rotary para Jovens Músicos em 2008. Concluiu seu mestrado com a Profa. Hülya Tarcan e seu doutorado com o Prof. Ahmet Altınel na Universidade de Belas Artes Mimar Sinan. Após a graduação, apresentou-se com importantes orquestras e integrou o Conjunto de Música Contemporânea da Anatólia. Membro fundadora do Pal Trio, conquistou o segundo lugar no Concurso Internacional de Música de Câmara Ulvi Yücelen de 2019. Em 2023, iniciou suas apresentações com Esra Berkman como Qanun Piano Duo e lançou um álbum. Atualmente, leciona na Universidade Afyon Kocatepe e continua sua carreira acadêmica e como intérprete.

Downloads

Publicado

2025-11-28 — Atualizado em 2025-12-02

Versões

Como Citar

KILIÇ, Kaya; INCI ZEYNEP; ERYILMAZ, Aysel Gökçe. E Evaluation of Clarinet Curriculum in Türkiye: Challenges, Perspectives, and Future Directions: Avaliação Do Currículo De Clarinete Na Turquia: Desafios, Perspectivas E Direções Futuras. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82866. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82866. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos