Explorando o envolvimento dos pais na experiência de educação musical das crianças: Um estudo de caso intrínseco de pais de crianças urbanas abandonadas em Nanchang, China
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.82609Palavras-chave:
pais de crianças urbanas deixadas para trás, envolvimento parental, curso de música, estudo de caso qualitativo, análise temáticaResumo
Para garantir um apoio financeiro estável, alguns pais deixam seus filhos em casa e trabalham em áreas urbanas prósperas. Esses pais, conhecidos como pais de crianças urbanas deixadas para trás (ULBC), ficam separados de seus filhos por longos períodos e têm interação limitada entre pais e filhos, o que pode levar a uma saúde mental frágil e sensível em seus filhos. Embora o aprendizado de música possa influenciar positivamente sua saúde mental, é um desafio para as crianças participarem da educação musical sem o envolvimento e o apoio dos pais. Pesquisas anteriores sobre o envolvimento dos pais se concentraram principalmente no envolvimento musical dos filhos por pais em geral, com pouca atenção dada às experiências musicais dos pais da ULBC. Este estudo empregou um projeto de estudo de caso qualitativo intrínseco para explorar as experiências dos pais da ULBC com a educação musical. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, documentos instrucionais e observação participante com 12 pais do ULBC de Nanchang, China, e analisados por meio de análise temática. Três temas emergiram deste estudo: 1) experiências de envolvimento dos pais; 2) desafios enfrentados pelos pais; e 3) funções e responsabilidades dos pais. Este estudo aborda uma lacuna na pesquisa sobre a participação do ULBC na educação musical dos filhos e oferece aos pais em situações semelhantes a oportunidade de se envolverem mais nos cursos de música de seus filhos.







