Do gesto à música: um diálogo artístico com a Maestra Ligia Amadio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82247

Palabras clave:

Pedagogos da Regência, Ensino Aprendizagem da Regência, Ligia Amadio

Resumen

A entrevista com a maestra Ligia Amadio proporciona uma visão aprofundada sobre a regência orquestral, abordando não apenas os aspectos técnico-gestuais, mas também as dimensões pedagógicas, interpretativas, administrativas e sociais que envolvem a atuação do maestro. Com uma carreira internacional consolidada, Maestra Amadio compartilha reflexões sobre sua trajetória, os desafios enfrentados e a importância do estudo contínuo para a excelência na profissão. Destaca, ainda, a necessidade de uma formação interdisciplinar que englobe conhecimentos históricos, estilísticos e culturais, além do desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação. Ao longo da entrevista, a maestra enfatiza a relevância do ensaio como um espaço de construção coletiva, no qual o regente deve articular sua visão musical com a experiência dos músicos, promovendo um ambiente de diálogo e cooperação. Discute questões relacionadas à inclusão e representatividade na música, ressaltando o impacto de iniciativas como o movimento Mulheres Regentes, do qual é uma das principais lideranças. Sua perspectiva evidencia que a regência vai além da técnica gestual, exigindo uma abordagem ampla que integra o conhecimento musical profundo com a sensibilidade interpessoal e a gestão eficiente dos ensaios e performances. Assim, sua experiência e reflexões oferecem contribuições significativas para o campo acadêmico, proporcionando uma compreensão mais abrangente sobre os desafios e exigências da profissão, bem como sobre a necessidade de um pensamento crítico e inovador na formação de novos regentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erickinson Lima, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal, erickinson.bezerra@ua.pt

Doutor e mestre em Regência pela Universidade de Aveiro. Atualmente é investigador doutorado integrado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, CEEC-IND da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Coordenador adjunto do Grupo de Estudos Avançados em Regência.

André Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, almo962@yahoo.com.br

Doutor em Música (performance/regência orquestral) pela Universidade de Montreal, Canadá. Possui Mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Coordenador do Grupo de Estudos Avançados em Regência.

Publicado

2025-07-05

Cómo citar

LIMA, Erickinson; OLIVEIRA, André. Do gesto à música: um diálogo artístico com a Maestra Ligia Amadio. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82247. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82247. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Outras Palavras