Síntese histórica de fatos e eventos que marcam o desenvolvimento da Música Eletroacústica no Brasil entre as décadas de 1950 e 1990

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82054

Palabras clave:

Música eletroacústica no Brasil, História da música eletroacústica brasileira, Síntese histórica da música eletroacústica brasileira.

Resumen

O presente artigo traça um quadro resumido de fatos e compositores que compuseram a história da música eletroacústica no Brasil. Trata-se de um trabalho baseado em levantamento e pesquisa bibliográfica de livros e artigos produzidos por autores brasileiros sobre o tema. Neste panorama tentamos cobrir desde os primeiros acontecimentos da década de 1950 até o final da década de 1990. Percebe-se uma trajetória de crescente interesse nesse gênero musical por parte dos músicos brasileiros que, mesmo com as dificuldades de implementação de recursos técnicos em seus anos iniciais, foram resilientes em continuar investindo na área até que em meados da década de 1970 se encontra já uma produção musical significativa e a partir da década de 1980, a abertura para a importação de eletrônicos permitiu a implantação dos primeiros estúdios bem equipados. Daí, tem-se a formação de quadros de compositores que já não precisaram mais formar-se no exterior e laboratórios e estúdios pessoais se multiplicaram nos anos 1990.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise Hortencia Lopes Garcia, Universidade Estadual de Campinas – Campinas, São Paulo, Brasil, dgarcia@unicamp.br

Compositora paulista, Professora Livre Docente nas áreas de Fundamentos Teóricos das Artes e Criação Artística do Instituto de Artes da Unicamp. Bacharel em Música pela USP (1985), Mestre em Artes pela Unicamp (1993) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (1998). Realizou estudos de composição na Musikakademie Detmold e na Musikhochshule de Munique (1979-1984). Fez estágio de doutorado junto ao INA-GRM em Paris. Realizou pós-doutorado junto à Escola de Música da UFRJ (2007). Sua pesquisa musicológica se concentra na área de análise de música eletroacústica, tendo se dedicado nos últimos anos a pesquisar, documentar e analisar a música eletroacústica brasileira. Como compositora trabalhou em pesquisas interdisciplinares junto ao LUME/UNICAMP, tendo composto música para importantes produções teatrais desse Núcleo, assim como junto a projetos do Departamento de Dança da Unicamp. Nos anos 90 desenvolveu trabalhos na área da música eletroacústica, gênero musical que responde pela maior parte de sua publicação em Cds. Tem dois Cds solos publicados e várias publicações de obras em coletâneas. Nos últimos anos tem composto também obras para Orquestras Sinfônicas. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Música e Coordenadora dos Cursos de Pós-graduação do Instituto de Artes da Unicamp. Foi Diretora do CIDDIC - Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (2010-2017), Coordenadora Associada do mesmo Centro (2017-2022), Coordenadora de Pesquisa do Instituto de Artes da Unicamp (2022-2023).

Publicado

2025-07-28

Cómo citar

LOPES GARCIA, Denise Hortencia. Síntese histórica de fatos e eventos que marcam o desenvolvimento da Música Eletroacústica no Brasil entre as décadas de 1950 e 1990. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82054. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82054. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos