Condições ambientais adversas e seus impactos na saúde durante a formação universitária de cantores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.58838

Palabras clave:

promoção da saúde, saúde ocupacional, música

Resumen

Este estudo é oriundo de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo investigar a promoção de saúde na formação de cantores em duas universidades públicas do Rio de Janeiro. Durante a pesquisa de campo, as condições ambientais às quais os cantores estavam expostos foram um dos aspectos mais relevantes dentre os observados, tornando-se objeto deste artigo. Os instrumentos utilizados no estudo de campo foram observação participante e entrevistas. A análise das transcrições dos registros orais foi efetuada por meio de uma codificação temática na modalidade da Teoria Fundamentada, e trianguladas com os dados obtidos nas observações. Concluiu-se que as más condições do ambiente de ensino poder-se-iam associar com eventuais agravos à saúde respiratória, vocal, mental e auditiva deste coletivo, podendo ainda influenciar na performance artística do cantor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leila Claudia Monteiro de Castro dos Santos Braga, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, leilamonteiro.fono@gmail.com

Doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ). Mestre em Saúde Coletiva na linha de Produção, Ambiente e Saúde (IESC/UFRJ). Especialista em Educação Permanente (ENSP/FIOCRUZ). Fonoaudióloga na Prefeitura Municipal de Itaguaí/RJ, atualmente fazendo parte da equipe do Programa Saúde na Escola (PSE). Cursou especialização em Geriatria e Gerontologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2012. Com Aprimoramento em Voz Profissional pelo INVOZ. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010).

Publicado

2021-03-05 — Actualizado el 2021-11-14

Versiones

Cómo citar

MONTEIRO DE CASTRO DOS SANTOS BRAGA, L. C.; SCHÜTZ, G. E. Condições ambientais adversas e seus impactos na saúde durante a formação universitária de cantores. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.58838. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/58838. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos