Paradigmas teóricos sobre a performance musical na cultura popular

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DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.50928

Palabras clave:

Performance musical, Paradigmas teóricos, Cultura popular

Resumen

Este artigo discute algumas dimensões epistemológicas sobre performance musical articulando perspectivas dos estudos da performance e da etnomusicologia. Para isso, tomo como base uma vasta pesquisa bibliográfica nesses campos, reunindo perspectivas teóricas e abordagens etnográficas à partir de uma revisão bibliográfica de estudos etnomusicológicos brasileiros sobre cultura popular. Os resultados destacam um contexto epistemológico bem definido, envolvendo três abordagens teóricas recorrentes para compreender as práticas musicais da cultura popular [performance reflexiva, generativa e de resistência]. Com isso, defendo que as bases epistemológicas dos estudos da performance têm orientado as perspectivas teórico-metodológicas e gerado paradigmas etnomusicológicos sobre a performance musical na cultura popular.

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Biografía del autor/a

Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, fabiomusica_fe@yahoo.com.br

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Publicado

2018-12-07

Cómo citar

HENRIQUE GOMES RIBEIRO, F. Paradigmas teóricos sobre a performance musical na cultura popular. Música Hodie, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 270–285, 2018. DOI: 10.5216/mh.v18i2.50928. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/50928. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos