Canto Coral e Performance Vocal: formação inicial dirigida à educação básica

Autores/as

  • Simone Marques Braga

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v16i2.45349

Resumen

O canto coral torna-se uma possibilidade para o ensino de música escolar. Contudo, é oportuno questionar se conteúdos em componentes que lidam com a voz cantada em cursos de licenciatura em música se relacionam com o trabalho de um professor na escola. Com o objetivo de verificar essa relação, o artigo apresenta uma pesquisa qualitativa onde foram entrevistados professores universitários, discentes egressos e analisadas performances vocais dos cursos de licenciatura e de escolas. A base para a análise dos dados coletados foi a concepção de formação inicial defendida por Pérez Gómez (1995). Como resultado, apesar da influência dos componentes na formação musical dos professores, nota-se a falta de intencionalidade para articular os conteúdos com a atuação na escola. Palavras-chave: Canto Coral; Formação inicial; Performance musical escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-02-13

Cómo citar

MARQUES BRAGA, S. Canto Coral e Performance Vocal: formação inicial dirigida à educação básica. Música Hodie, Goiânia, v. 16, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/mh.v16i2.45349. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/45349. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos