Abordagens de estudo e performance da obra Responsório ao Vento para violoncelo solo de Silvio Ferraz
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v16i2.45213Resumen
Com uma produção bastante relevante voltada ao repertório do violoncelo, Silvio Ferraz compôs, em 2012, a peça Segundo Responsório para violoncelo solista e grupo de câmara que, em seguida, originou Responsório ao Vento, versão para violoncelo solo. A peça caracteriza-se pela ideia de continuidade constante do som que se transforma através de diferentes texturas, timbres, dinâmicas e gestos musicais fazendo uso de técnicas estendidas, incluindo grandes seções em sul tasto tocando em três cordas simultaneamente, trinados de harmônicos naturais, trinados com harmônicos naturais abafados, col legno battuto, diferentes tipos de glissando e sons simultâneos de notas harmônicas e não harmônicas que contribuem para uma riqueza de sons e camadas que formam essas texturas. O presente artigo investiga a relação do compositor com o violoncelo e contextualiza Responsório ao Vento dentro da produção de Silvio Ferraz para o instrumento, analisando as influências do compositor e abordando aspectos técnicos e interpretativos da peça a partir de experiências de palco. Palavras-chave: Violoncelo Solo; Performance da música contemporânea; Silvio Ferraz.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2017-02-13
Cómo citar
VALENTE, K. T.; PRESGRAVE, F. S.; MELLO FILHO, S. F. de. Abordagens de estudo e performance da obra Responsório ao Vento para violoncelo solo de Silvio Ferraz. Música Hodie, Goiânia, v. 16, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/mh.v16i2.45213. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/45213. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos