O LUGAR-COMUM DO HUMOR EM HAYDN

Autores/as

  • Mônica Lucas

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v6i1.1662

Resumen

Este artigo busca resgatar a acepção setecentista do termo humor, no intuito de reavaliar um lugar-comum que, desde o século XVIII, associa esta qualidade à obra de Haydn. Esta relação perdura até os dias de hoje, a despeito da mudança de acepção do termo humor, sem que haja, em grande parte dos casos, preocupação em definir este conceito. Para proporcionar uma melhor compreensão do sentido do termo nas críticas setecentistas que se referem à produção de Haydn, dividimos esse artigo em três partes: a primeira busca situar os textos que discorrem sobre a noção de humor no final do século XVIII; a segunda parte dedicase à reconstituição, propriamente dita, do sentido do termo humor no século XVIII; a terceira, à aplicação desta acepção na leitura de artigos setecentistas que relacionam a música de Haydn à qualidade humorística. Palavras-chave: Joseph Haydn; Humor; Crítica setecentista; Retórica; Estética; Cômico.

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Publicado

2007-11-07

Cómo citar

LUCAS, M. O LUGAR-COMUM DO HUMOR EM HAYDN. Música Hodie, Goiânia, v. 6, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/mh.v6i1.1662. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/1662. Acesso em: 18 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos