MÁRIO DE ANDRADE E A FORMAÇÃO DA CRÍTICA MUSICAL BRASILEIRA NA IMPRENSA

Autores/as

  • Liliana Bollos Bollos

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v6i2.1581

Resumen

Este artigo discute a importância e a representatividade do crítico Mário de Andrade dentro do jornalismo cultural brasileiro na primeira metade do século XX. Através de análise de textos, podemos perceber uma inserção estética profunda na sua busca para compreender o objeto musical, pois, para ele, “a arte da crítica se faz através do esforço apaixonado de amar e compreender”. Desse modo, percebemos uma mudança importante entre dois momentos do jornalismo cultural do país: a passagem de um jornalismo cultural de características literárias e de caráter estético, em torno de valores – como o de Mário de Andrade – para o atual, um formato influenciado pela indústria cultural, de caráter ideológico, que visa mais informação e propaganda de um determinado produto do que efetivamente a busca pelo entendimento da obra.
Palavras-Chave: Crítica musical; Jornalismo cultural; Música brasileira; Recepção crítica.

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Publicado

2007-11-07

Cómo citar

BOLLOS, L. B. MÁRIO DE ANDRADE E A FORMAÇÃO DA CRÍTICA MUSICAL BRASILEIRA NA IMPRENSA. Música Hodie, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 119–132, 2007. DOI: 10.5216/mh.v6i2.1581. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/1581. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos