VOZ FEMININA NA ÓPERA DE JULES MASSENET: CARACTERÍSTICAS E AJUSTES VOCAIS

Autores/as

  • Nadja Barbosa de Sousa, Enio Lopes Mello e Marta Assumpção de Andrada e Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v10i1.12824

Resumen

Jules Massenet (1842-1912) foi um compositor francês que priorizou a voz do soprano para interpretar os principais papeis de suas composições. A partir dessa proposição, o objetivo deste artigo foi investigar as características vocais de diferentes sopranos nas óperas de Masse-net. A literatura consultada e a análise perceptivo-auditiva da voz de três intérpretes nos levam crer que Massenet priorizou o soprano leggero em suas personagens. Este timbre é caracterizado pela ressonância alta (região esfenoidiana) com foco na máscara, agilidade articulatória dos textos, aspectos presentes na música francesa e típicos da escrita vocal do compositor. Palavras-chave: Jules Massenet; Ópera; Voz feminina; Soprano leggero; Ajustes vocais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-12-23

Cómo citar

ENIO LOPES MELLO E MARTA ASSUMPÇÃO DE ANDRADA E SILVA, N. B. de S. VOZ FEMININA NA ÓPERA DE JULES MASSENET: CARACTERÍSTICAS E AJUSTES VOCAIS. Música Hodie, Goiânia, v. 10, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/mh.v10i1.12824. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/12824. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos