A APLICABILIDADE DA PESQUISA-AÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores/as

  • César Albino e Sonia Regina Albano de Lima

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v9i2.11251

Resumen

A pesquisa-ação é um modelo de investigação científica pouco utilizada no ensino musical, mesmo tendo uma aplicação relevante nas ciências sociais. David Tripp (2005) qualifica-a como um tipo de investigação-ação utilizada para definir qualquer processo que siga um ciclo, na qual se aprimora a prática pela oscilação sistemática entre agir no campo da prática e investigar a respeito dela. Com a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei nº 17.769, de 18 de agosto de 2008 e legislação complementar, nós entendemos que a sua utilização na educação musical seria benéfica. Essa justificativa motivou a elaboração deste artigo que contemplou as características, funções e utilidades da pesquisa-ação. Os pesquisadores consultados foram, entre outros, D. Tripp, M. Thiollent, Maria A. Franco, G. Morceau, Maria G. de Miranda. Foram mencionados dois exemplos de dissertação de mestrado que utilizaram esse modelo de pesquisa.
Palavras clave: Pesquisa-ação; Ensino musical; Características.

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Publicado

2010-09-02

Cómo citar

E SONIA REGINA ALBANO DE LIMA, C. A. A APLICABILIDADE DA PESQUISA-AÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL. Música Hodie, Goiânia, v. 9, n. 2, 2010. DOI: 10.5216/mh.v9i2.11251. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/11251. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos