Estudo sobre a Improvisação Sonora e Jogos Lúdicos como Recursos Musicoterapêuticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.81799

Palavras-chave:

Musicoterapia, improvisação sonora, improvisação, jogos lúdicos

Resumo

Os jogos, a brincadeira e a improvisação são atividades essenciais para a vida humana que merecem maior atenção quanto às suas potencialidades como recursos musicoterapêuticos. O presente trabalho, utilizando da abordagem qualitativa e de caráter exploratório, revisa estudos filosóficos, histórico-culturais, sociológicos, pedagógico-musicais e do campo da Musicoterapia buscando aprofundar a reflexão em torno da teoria e da prática musicoterapêuticas à luz da investigação das noções de improvisação sonora e jogos lúdicos. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa a partir de livros e diversas bases de dados, em que os conceitos de improvisação e jogos lúdicos foram estudados a partir de uma perspectiva em espiral que possibilitou um diálogo entre os autores das diferentes áreas, dentre eles Friedrich Schiller, Johan Huizinga, Roger Caillois, Sandra Chacra, Teca Alencar de Brito, Kenneth Bruscia e Tony Wigram. Como resultado, para além da necessidade de ampliação de pesquisas acadêmicas sobre o tema em perspectiva interdisciplinar, se sobressaiu a profundidade e a potência da improvisação sonora e dos jogos lúdicos como recursos musicoterapêuticos que, acessando diversas camadas da razão e da sensibilidade humanas, possibilita e incentiva sua expressão, autonomia, independência e emancipação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pietra Gomes Boaventura dos Santos, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Curitiba, PR, Brasil. pietraboaventuramt@gmail.com

Atualmente graduanda em Musicoterapia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), foi bolsista PIBIC - Fundação Araucária na área de Linguística, Letras e Artes, pesquisando sobre jogos lúdicos e improvisação sonora como recursos musicoterapêuticos. Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade, da Universidade Estadual do Paraná. Possui graduação em Práticas Integrativas e Complementares pelo Centro Universitário Internacional (2022). Participa do grupo de estudos Mandala Sonora, estudando improvisação musical e percussão corporal.

Rodrigo Vicente, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Curitiba, PR, Brasil. rodrigo.vicente@unespar.edu.br

Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto do Bacharelado em Musicoterapia e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Suas pesquisas abordam a música popular brasileira em perspectiva interdisciplinar, buscando as articulações entre musicologia, história, sociologia, crítica literária e estudos culturais. Em 2013, foi contemplado com o Prêmio FUNARTE de Concertos Didáticos pelo projeto (De)Cantando o Brasil: música e história na era do rádio e do disco. No campo artístico, atua como violonista e guitarrista.

Downloads

Publicado

2025-08-21

Como Citar

GOMES BOAVENTURA DOS SANTOS, Pietra; APARECIDO VICENTE, Rodrigo. Estudo sobre a Improvisação Sonora e Jogos Lúdicos como Recursos Musicoterapêuticos. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.81799. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/81799. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos