Memória operacional em música

Principais marcos teóricos e alguns dos desafios em seu estudo

Authors

  • Vitor Yamaguchi Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil, vitoryamaguchi@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4880-541X
  • Graziela Bortz Universidade Estadual Paulista, São Paulo SP, Brasil, grazielabortz@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.67358

Keywords:

Memória operacional, Memória de trabalho, Memória Musical

Abstract

The working memory as a phenomenon provides many debates about human storage capacity, even before the emergence of experimental psychology. This paper will discuss two main theoretical concepts: Baddeley’s multifaceted holding mechanism (1986; 2000) and Cowan’s embedded-processes model (1988; 2005). We showed their common and complementary elements, bringing a non-hegemony approach, considering that some musical tools remain misunderstood. The pure concept of limit, generally discussed under chunking terms, is a challenge for this investigation, since it is supposed to be a simplifying construct that does not express all influence of previous knowledge. Also, behavioral and neuroimage evidence shows that the storage capacity will range according to each parameter that was seized

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Author Biographies

Vitor Yamaguchi, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil, vitoryamaguchi@gmail.com

Bacharel em Música (Habilitação em Composição) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), graduação em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo e formação em Sonoplastia pela SP Escola de Teatro. Tem experiência nas áreas de Música, Teatro e Comunicação, atuando como produtor musical, compositor e intérprete

https://orcid.org/0000-0002-4880-541X

http://lattes.cnpq.br/5608490910124827

Graziela Bortz, Universidade Estadual Paulista, São Paulo SP, Brasil, grazielabortz@gmail.com

Graziela Bortz é professora de análise, teoria e percepção musical do Instituto de Artes da Unesp. Realiza atualmente pesquisa financiada pela Fapesp em políticas públicas sobre o impacto do Programa Guri Santa Marcelina em estruturas cerebrais, habilidades cognitivas e sociais em crianças na Grande São Paulo, colaborando com pesquisadores das áreas de psiquiatria, psicologia, estatística e educação musical. Foi trompista (OSPA e Theatro Municipal de São Paulo), coordenadora pedagógica da Emesp-Tom Jobim e atualmente colabora como revisora do SIMCAM, Percepta, ANPPOM, Opus, Hodie, Psychology of Music, entre outros periódicos.

http://lattes.cnpq.br/8874563488857236

https://orcid.org/0000-0002-7708-8851

Published

2021-07-08

How to Cite

YAMAGUCHI, V.; BORTZ, G. Memória operacional em música: Principais marcos teóricos e alguns dos desafios em seu estudo. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.67358. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/67358. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos