Memória operacional em música

Principais marcos teóricos e alguns dos desafios em seu estudo

Authors

  • Vitor Yamaguchi Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil, vitoryamaguchi@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4880-541X
  • Graziela Bortz Universidade Estadual Paulista, São Paulo SP, Brasil, grazielabortz@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.67358

Keywords:

Memória operacional, Memória de trabalho, Memória Musical

Abstract

The working memory as a phenomenon provides many debates about human storage capacity, even before the emergence of experimental psychology. This paper will discuss two main theoretical concepts: Baddeley’s multifaceted holding mechanism (1986; 2000) and Cowan’s embedded-processes model (1988; 2005). We showed their common and complementary elements, bringing a non-hegemony approach, considering that some musical tools remain misunderstood. The pure concept of limit, generally discussed under chunking terms, is a challenge for this investigation, since it is supposed to be a simplifying construct that does not express all influence of previous knowledge. Also, behavioral and neuroimage evidence shows that the storage capacity will range according to each parameter that was seized

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vitor Yamaguchi, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil, vitoryamaguchi@gmail.com

Bacharel em Música (Habilitação em Composição) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), graduação em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo e formação em Sonoplastia pela SP Escola de Teatro. Tem experiência nas áreas de Música, Teatro e Comunicação, atuando como produtor musical, compositor e intérprete

https://orcid.org/0000-0002-4880-541X

http://lattes.cnpq.br/5608490910124827

Graziela Bortz, Universidade Estadual Paulista, São Paulo SP, Brasil, grazielabortz@gmail.com

Graziela Bortz é professora de análise, teoria e percepção musical do Instituto de Artes da Unesp. Realiza atualmente pesquisa financiada pela Fapesp em políticas públicas sobre o impacto do Programa Guri Santa Marcelina em estruturas cerebrais, habilidades cognitivas e sociais em crianças na Grande São Paulo, colaborando com pesquisadores das áreas de psiquiatria, psicologia, estatística e educação musical. Foi trompista (OSPA e Theatro Municipal de São Paulo), coordenadora pedagógica da Emesp-Tom Jobim e atualmente colabora como revisora do SIMCAM, Percepta, ANPPOM, Opus, Hodie, Psychology of Music, entre outros periódicos.

http://lattes.cnpq.br/8874563488857236

https://orcid.org/0000-0002-7708-8851

Published

2021-07-08

How to Cite

YAMAGUCHI, V.; BORTZ, G. Memória operacional em música: Principais marcos teóricos e alguns dos desafios em seu estudo. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.67358. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/67358. Acesso em: 16 aug. 2024.

Issue

Section

Artigos