Political Participation in Musical Art

Soviet Composers and the Russian Revolution

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.66061

Keywords:

Gramsci, Soviet composers, Classical music.

Abstract

The political participation of the intellectuals can take place in a traditional or organic way, the former being a form of political expression, developed in a disinterested and non-mechanical way. The political participation exercised by the musical artistic cultural expression is traditional, signaled by Gramsci as a form of expression of personality and political ideals, and is timeless. In this study we analyze the political participation of the great Soviet composers, through their life and work, identifying the moments in which they gave to the world a differentiated view of the national feeling before the communist regime that was constituted in the USSR, often being questioned or censored.

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Author Biographies

Alessandra Maria Martins Gaidargi-Garutti, Universidade Nove de Julho, São Paulo/SP, Brasil, alessandra.gaidargi@gmail.com

Alessandra Maria Martins Gaidargi-Garutti, pedagoga (2004) e jornalista (2008) pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialista em Docência no Ensino Superior (2009) e Master Business Communicator em Comunicação Empresarial e Institucional (2011), pela Universidade Paulista. Mestre (2013), Doutora (2018) e Pós-Doutora (2020) em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE). Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação. Possui formação básica como pianista e organista. Atualmente, dedica-se a pesquisas sobre Culturas de Paz, Educação Superior e Tecnologias, EaD, Educação Dialógica. Participa do Grupo de Pesquisa Justiça Dialógica (GRUPJUS), da rede Pedagogia da Virtualidade e do Grupo de
Pesquisa em Instituições Educativas (GRUPISTED).

Paolo Nosella, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, Brasil, nosellap@terra.com.br

Nasceu na Itália (1942), licenciado em Filosofia. Em 1967, veio ao Brasil, para trabalhar em educação popular. Mestre (1977) e Doutor (1981) em Filosofia da Educação pela PUC/SP. Professor titular em Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Carlos/SP, instituição onde foi Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas (1980-1984), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (1999-2000), Chefe do Departamento de Educação (2002-2005). Atualmente orienta dissertações e teses em Educação nas linhas de pesquisa: Trabalho e Educação e Instituições Educativas como Professor Colaborador do PPGE da UFSCar. Realiza pesquisas, desde 1985, com o apoio do CNPq. Atualmente, como Pesquisador Sênior, desenvolve projeto sobre a Pedagogia da Alternância: cinquenta anos de prática. É membro do Grupo de Pesquisa- (GRUPISTED): Grupo de Pesquisa em Instituições Educativas. Participa do Grupo de Pesquisa "Filosofia da Educação" (GRUPEFE) e "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR/São Carlos- ufscar)

Published

2021-06-28

How to Cite

MARTINS GAIDARGI-GARUTTI, A. M.; NOSELLA, P. . Political Participation in Musical Art: Soviet Composers and the Russian Revolution. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 21, 2021. DOI: 10.5216/mh.v21.66061. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/66061. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos